QUEM É O DESEMBARGADOR ALVO DA POLÍCIA FEDERAL E INVESTIGADO POR VENDA DE SENTENÇA?
  • 1.127
  • 0
  • 08/11/2022 
  • redacao

Desembargador foi alvo da Operação Caneta Azul, deflagrada pela Polícia Federal e Procuradoria-Geral da República

Desembargador  do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), Luiz Antônio Araújo Mendonça foi alvo da Operação Caneta Azul, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e Procuradoria-Geral da República (PGR), na semana passada. A ação investiga suposto esquema de venda de decisões judiciais.

Os policiais cumpriram oito mandados de busca e apreensão, deferidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), nas cidades de Aracaju e Carira (SE). Buscas também foram feitas no apartamento dele e em seu gabinete, além de uma fazenda de propriedade do magistrado, na cidade de Carira, segundo o Metrópoles.

Sergipano do município de Itabaiana, Luiz Antônio nasceu em 15 de dezembro de 1949. Concluiu o curso de Direito pela Faculdade Braz Cubas, em São Paulo. Mendonça começou sua carreira como promotor de Justiça em 1983. No ano de 2003, recebeu a promoção por merecimento para o cargo de procurador de Justiça. Depois, foi membro do Conselho Estadual dos Direitos e Proteção do Idoso, e membro do Conselho Estadual de Assistência Social.

Foi nomeado para exercer o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe por meio de decreto, em 15 de junho de 2005. Integrou a 2ª Câmara Cível.

Tornou-se bastante conhecido em Sergipe e por duas vezes foi secretário de Segurança de Sergipe. Quando era presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no ano de 2010, foi alvo de um atentado a tiros e ficou ferido.

Mendonça é casado com uma procuradora, sua filha é juíza e seu genro delegado de polícia.