COM ANA MARCELA E ISAQUIAS QUEIRÓZ, COB ANUNCIA CONCORRENTES AO PRÊMIO DE ATLETA DO ANO
  • 1.482
  • 0
  • 20/01/2023 
  • redacao
Os baianos Isaquias Queiroz e Ana Marcela Cunha concorrerão, mais uma vez, ao prêmio de Melhor Atleta do Ano do Prêmio Brasil Olímpico 2022. Os dois foram incluídos na lista do Comitê Olímpico do Brasil (COB) nas categorias masculino e feminino.

A multicampeã mundial e campeã olímpica nas águas abertas disputa com Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística) – esta foi a campeã em 2021. Já o astro da canoagem e atual campeão do prêmio terá a concorrência de Felipe Toledo (surfe) e Alison dos Santos (atletismo).

Ana Marcela fechou a temporada 2022 com pódios em todos os 11 eventos que disputou. No Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste, principal evento do ano, a nadadora foi ouro nas provas de 5km e 25km, além de bronze nos 10km, distância em que é a atual campeã olímpica.

Isaquias, por sua vez, conquistou duas medalhas no Campeonato Mundial de Halifax, no Canadá: ouro no C1 500m e prata no C1 1000m.

Os vencedores serão revelados no dia 2 de fevereiro em cerimônia na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ). Todos os seis concorrentes foram campeões mundiais em um ano em que o Brasil conquistou 23 medalhas em mundiais e competições equivalentes.

MELHORES POR MODALIDADE

O COB ainda anunciou os nomes dos melhores atletas em cada uma das 55 modalidades olímpicas e sul-americanas (veja abaixo). O ano de 2022 também marcou a participação do Time Brasil nos Jogos Sul-americanos de Assunção, competição em que a delegação nacional liderou o quadro de medalhas com 133 de ouro e 319 no total.

O processo para a escolha dos indicados a Melhor Atleta do Ano e dos melhores das modalidades foi realizada por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, a Comissão de Atletas do COB, patrocinadores, ex-atletas e personalidades do esporte.

O público também poderá participar da escolha dos seus atletas favoritos no ano. Já estão abertas as votações populares para o Atleta da Torcida e o Prêmio Inspire. Os perfis de todos os concorrentes estão no site https://pbo.cob.org.br, onde o internauta poderá deixar o seu voto. Cada pessoa pode votar uma vez por dia e a votação fica aberta até momentos antes do final da cerimônia de gala do esporte brasileiro.

Maior premiação do esporte brasileiro, o Prêmio Brasil Olímpico chega à 23ª edição para celebrar os atletas que brilharam em 2022. A solenidade também prestará um tributo a um grande ícone do esporte nacional com a entrega do Troféu Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que tem como objetivo homenagear atletas e ex-atletas que representem os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo. Serão, ainda, premiados os Melhores Técnicos do Ano e os destaques dos Jogos da Juventude de Aracaju.