ITACARÉ: ESTÁTUA EM HOMENAGEM A IEMANJÁ SERÁ INAUGURADA DIA 02
  • 2.500
  • 0
  • 30/01/2023 
  • redacao

Com a proposta de unir a tradição, a fé e a cultura das religiões de matriz africana e homenagear a rainha das águas, os terreiros de Itacaré estarão realizando no dia 02 de fevereiro a Festa de Iemanjá. E esse ano os festejos ganham uma homenagem especial, com a inauguração da estátua de Iemanjá, uma escultura de cerca de dois metros de altura, construída pelo artista plástico Goca Moreno, que vai ficar na foz do Rio de Costas.

De acordo com a programação, as homenagens a Iemanjá começam logo cedo, às 5 horas da manhã, com a tradicional alvorada. Logo depois acontecerá o Padê de Exu e às 10 horas da manhã será inaugurada oficialmente a estátua de Iemanjá, que ficará na pedra Praia da Coroinha, em frente à Praça do Canhão, no encontro do rio com o mar.

Os festejos em homenagem a Iemanjá continuam às 13 horas com o tradicional encontro dos terreiros na Praça do Fórum, seguindo com um cortejo até a Praça do Canhão. Às 14 horas acontecerá o Xirê, seguindo às 16 horas com os barcos levando os balaios com as oferendas. Às 16h30min será a vez da apresentação da banda Marcelinho do Samba e logo depois acontecerá o samba de terreiro no Praça do Canhão.

ESTÁTUA DE IEMANJÁ – A imagem de Iemanjá é uma obra do artista plástico Goca Moreno, um projeto do terreiro Ilê Asé Babá Wallamym, com o apoio de empresários locais. O objetivo é homenagear Iemanjá, garantir a tradição da cidade, unir as religiões de matriz africanas e trazer energias positivas para os pescadores, moradores e turistas.

Considerada como a majestade dos mares, senhora dos oceanos e sereia sagrada. Iemanjá é a rainha das águas salgadas e mãe de todos os Orixás, regente absoluta dos lares e protetora da família. Chamada também como a Deusa das Pérolas, Iemanjá é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento do nascimento.