SAIBA QUEM É A UBATENSE LORRANE: O FUTURO DA CANOAGEM NO BRASIL
  • 1.490
  • 0
  • 21/04/2023 
  • redacao

 

Lorrane Santos Souza, de apenas 13 anos, nascida em Ubatã e atleta promessa na canoagem— Foto: Divulgação/Marcus Carneiro brasileira.(

“Quero fazer um futuro melhor para a gente. Eu vejo tantas crianças e penso assim: eles também são o futuro. Tem o futebol, vôlei, natação, se eles se esforçarem também, chegam lá”. Esse é um dos sonhos de Lorrane Santos Souza, de apenas 13 anos, nascida em Ubatã e atleta promessa na canoagem brasileira. Hoje, o Portal A TARDE conta uma parte dessa história.

Na cidade com pouco menos de 30 mil habitantes, mas com vasta tradição na canoagem brasileira, Lorrane se destacava pela capacidade que já demonstrava com 8 anos de idade, quando começou no esporte. Com seis irmãos, a baiana mantinha uma rotina simples em Ubatã, mas sempre teve o prazer de remar nos rios que cortavam sua cidade natal.

Com 10 anos, Lorrane já disputava competições nacionais. Em 2019, estreou na modalidade vencendo as provas de 500 e 200 metros, se tornando campeã na categoria infantil. Em 2021 e 2022 foi bicampeã na categoria menor até 12 anos e campeã brasileira neste ano, na Cadete, disputando com atletas mais velhos, tendo o desempenho superior ao de garotas de 14 a 15 anos. Atualmente, já acumula 25 medalhas entre ouro e prata.

Em janeiro, Lorrane se apresentou à Seleção Brasileira de Canoagem na cidade de Capitólio, em Minas Gerais, onde mora atualmente com a também ubatense e atleta Adriely Viana. Na época, viajou com seu professor Caique Brito, o mesmo do campeão olímpico Isaquias Queiroz. Em Capitólio, Figueroa Conceição, passará a treinar a dupla. As duas atletas foram descobertas pelo Projeto Remando no Litoral Sul, uma parceria firmada entre a Federação Baiana de Canoagem (Febac) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). *Ler mais.