PROFESSORA BAIANA VENCE PRÊMIO NACIONAL COM PROJETO DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
  • 1.163
  • 0
  • 27/04/2023 
  • redacao

 

Atriz Jeniffer Nascimento foi madrinha de Vitalina Silva no LED || Divulgação/Globo

É da Bahia a segunda edição do Prêmio Movimento Luz na Educação (LED) na categoria Educadores Inovadores. A vitória do projeto Educação Antirracista, da professora Vitalina Silva, foi anunciada pela TV Globo, nesta quarta-feira (26). A emissora promove o LED em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Cada um dos seis finalistas deste ano foi contemplado com R$ 200 mil.

Regina Casé e Vitalina na cerimônia de premiação || Reprodução/Instagram

Professora de Língua Portuguesa e assessora técnica da Secretaria Estadual da Educação (SEC), Vitalina Silva trabalha no Centro Educacional Maria Quitéria, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. “Esse prêmio é especialmente para os meus alunos, que foram eles que acreditaram. Eles compraram a ideia, viajaram junto comigo, mergulharam junto comigo na pesquisa e na inovação”, disse a educadora, ontem (26), logo após a divulgação do resultado.

Segundo Vitalina, mesmo quando todas as circunstâncias atrapalham a realização de objetivos, é necessário superar os obstáculos para fazer um bom trabalho na educação. “Tenho um histórico de trabalhar com muito empenho, gosto do que faço, sou uma professora muito dedicada, adoro estar em sala de aula”, acrescentou.

Para a docente, a colaboração da diretoria, da coordenação pedagógica e dos demais professores da escola foi determinante para o sucesso da iniciativa inovadora. “Tenho colegas que compreendem qual é o seu lugar, o seu papel na educação”.

ALFINETADA

No final do pronunciamento, publicado em vídeo numa rede social, Vitalina Silva afirmou que o apoio recebido dentro da escola não reflete o posicionamento da Prefeitura de Camaçari, que, segundo a professora, não reconhece a importância do projeto Educação Antirracista.

“Muito embora nós tenhamos dificuldades imensas vindas da gestão municipal, nós nos sobrepomos a tudo isso e fazemos um trabalho de referência, de diferença. Então, embora não tenhamos o reconhecimento municipal sobre esse projeto, nós temos o reconhecimento nacional da Rede Globo”, concluiu. Assista.