ESTUDANTE QUE ESTAVA EM SITUAÇÃO DE RUA É APROVADO EM UNIVERSIDADE NA BAHIA
  • 923
  • 0
  • 04/03/2024 
  • redacao

Em 10 meses, a vida de Tiago Juvenal dos Santos mudou “da água para o vinho”, como diz a expressão. O carioca de 40 anos mudou-se para Salvador, viveu em situação de rua e passou na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), onde se prepara para iniciar o curso de licenciatura em teatro.

“Quando me contaram que passei, fiquei impressionado comigo mesmo, não acreditei. Foi muito rápido”, revelou.

Tiago nasceu no Rio de Janeiro, mas foi criado em cidades da zona rural do Espírito Santo, onde trabalhou na roça desde criança. Órfão de pai e mãe, antes de vir para a Bahia ele morou seis anos em São Paulo, cidade em que também enfrentou dificuldades.

A decisão da mudança para Salvador nasceu do desejo de conhecer a Bahia. Mas as coisas não saíram como ele planejou: sem trabalho, nem recebimento de auxílios, o carioca foi parar nas ruas da capital baiana.

Foi aí que, com a ajuda do movimento das pessoas em situação de rua, Tiago foi acolhido em dois alojamentos municipais de Salvador.

Na segunda moradia, o Adra II, no bairro do Barbalho, o carioca foi questionado se gostaria de participar de um cursinho pré-vestibular do programa Universidade Para Todos (UPT), da Secretaria de Educação da Bahia – e topou na mesma hora. “Eu fui o único do alojamento que quis participar”, contou.

Ele passou a frequentar o Colégio Estadual Severino Vieira, no bairro de Nazaré, para se preparar para o vestibular. Ao todo, foram apenas três meses de estudos antes da prova. “Foi muita coisa em pouco tempo. Em 10 meses me mudei, fui acolhido e aprovado. Sou eternamente grato”, afirmou.