REFEITO MANASSÉS ENTREGA NOTEBOOKS A PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE MARAÚ
  • 867
  • 0
  • 04/03/2024 
  • redacao

 

Com o tema “Educação para Equidade: acreditar na vida e no esperançar o futuro” está sendo realizada esta semana a Jornada Pedagógica 2024, com participação de gestores, coordenadores, professores e convidados, dentre eles, o prefeito Manassés Souza, secretários e vereadores.

Inicialmente foi formada a mesa oficial de abertura, com o prefeito Manassés Souza, a secretária de Educação, secretários de Saúde (Yata Anderson), Desenvolvimento Social (Adeílda Cerqueira) e Agricultura (Valdemir Lisboa/Mica), os vereadores Paulino,presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Maraú, e Adelino (Dudu), Larissa Vasconcelos (presidente do Conselho Municipal de Educação), Manoel Conceição (coordenador da APLB), Sargento Sara (representando a PM) e Juciaria Barbosa (professora e vice-prefeita de Camamu).

Nos discursos, a exaltação à importância da Educação. A sargento Sara falou sobre a união como fundamental para o sucesso de qualquer jornada. Manoel Conceição também ressaltou a importância de todos os setores da educação estarem unidos em prol do bem comum. Larissa Vasconcelos destacou a educação como motor da sociedade e a importância do embate para fortalecimento da democracia. Juciaria Barbosa lembrou que professores devem estar sempre motivados. Vereador Dudu destacou a importância da participação da família no processo educacional. Vereador Paulino lembrou que todo professor deve sempre deixar um legado para seus alunos.

A secretária Hozana Ramos informou que novas vagas serão abertas em Barra Grande e Taipu de Fora, atendendo a demanda sempre crescente daquela região. Falou do passivo herdado de gestões anteriores e que em dois anos já reformou 34 unidades de ensino. No fim de sua fala, informou que os professores efetivos receberam um computador pessoal cada, para auxiliar na preparação das aulas – até foi feita uma entrega simbólica.

Por fim, o prefeito Manassés falou da importância dessa Jornada, para capacitar mais ainda os professores do município. Lembrou a questão do aumento salarial, informando que a Prefeitura está cumprindo o que prometeu: dar o aumento a partir de janeiro deste ano, inclusive com o retroativo de 2023. Que o aumento não foi dado antes por questão orçamentária.

Desfeita a mesa, a pedagoga Kátia Fernanda, especialista em pedagogia em Deficiências Múltiplas, fez a palestra Magna, com o teme “Educação para Equidade”. Com exemplos claros, envolvendo a plateia, Kátia mostrou claramente a diferença entre igualdade e equidade, destacando que a escola deve procurar sempre a equidade.

– Equidade não é apenas dar direitos iguais à todos, mas sim dá a cada um o que ele precisa para ter condições de ter o mesmo aprendizado que todos.

A Rede Municipal de Ensino de Maraú é composta por 57 unidades de ensino e 364 professores (entre concursados e contratados). A Jornada vai até a próxima quinta-feira, no Colégio Antenor Lemos, na sede de Maraú.