10 MUDANÇAS DE HÁBITOS QUE FARÃO SUA VIDA FINANCEIRA DECOLAR (Por: Carina Costa(*)
  • 1.987
  • 0
  • 17/08/2023 
  • redacao

 

Conquistar uma vida financeira saudável é uma das metas que quase todas as pessoas desejam alcançar. Entretanto, não é fácil. Para quem sofre com dívidas e problemas com dinheiro, lidar com essas situações pode ser um grande problema, mas, felizmente, é algo que pode ser resolvido, desde que haja comprometimento e autocontrole.

Para Carina Costa, mentora high performance para empresários, mudar a própria situação em relação ao campo financeiro é uma jornada de transformação e disciplina, requer uma abordagem estruturada e um compromisso sincero para criar impactos duradouros.

Para auxiliar quem vivencia ”situações de aperto”, ela compartilha 10 passos que podem ajudar quem deseja mudar seus hábitos e ter uma nova vida financeira.

Confira!

1. Busque ter autoconsciência financeira

Faça uma análise honesta de seus padrões financeiros atuais. Identifique onde está gastando excessivamente, onde pode economizar e áreas que precisam de ajustes. Esse é o primeiro passo.

2. Defina metas financeiras objetivas

Estabeleça metas financeiras específicas, mensuráveis e alcançáveis. Seja realista sobre o que deseja alcançar, como pagar dívidas, criar uma reserva de emergência ou investir para o futuro.

3. Crie um plano de orçamento realista

Criar um orçamento realista que permita o equilíbrio entre gastos, economias e investimentos é fundamental. Acompanhe suas despesas e ajuste, conforme necessário, para atingir suas metas.

4. Identifique hábitos destrutivos

Reconheça os hábitos financeiros negativos que o impedem de evoluir nesse assunto, como compras impulsivas ou despesas desnecessárias. Compreender esses gatilhos é crucial para evitar recaídas.

5. Gradualmente, faça substituição de seus hábitos

Em vez de tentar mudar tudo de uma vez, foque em substituir gradualmente os hábitos negativos por comportamentos saudáveis. Por exemplo: reserve um tempo para planejar compras e evite decisões impulsivas.

6. Aplique os ensinamentos da Educação Financeira de forma contínua

Invista tempo na sua educação financeira. Leia livros, participe de cursos online ou busque orientação de especialistas. Quanto mais você entende sobre finanças, mais capaz será de tomar decisões informadas.

7. Automatize suas finanças

Configure transferências automáticas para poupança, investimentos ou pagamento de dívidas. Isso garante que você esteja cumprindo suas metas financeiras regularmente.

8. Crie um círculo de apoio

Compartilhe suas metas com amigos, familiares ou grupos online que tenham interesses semelhantes. Ter um sistema de apoio pode mantê-lo motivado e responsável.

9. Celebre pequenas vitórias

À medida que alcança marcos financeiros, celebre suas conquistas, mas sem ultrapassar limites e sem ir contra todo seu trabalho. Isso reforça a positividade e incentiva a continuidade dos novos hábitos.

10. Faça avaliações e ajustes constantes

Periodicamente, reveja seu progresso, faça ajustes no seu plano e redefina metas mais ambiciosas à medida que alcança sucesso.

A especialista explica que seguir esses passos é só o início da jornada, mas que os resultados são recompensadores. “Mudar hábitos exige tempo e esforço, mas a recompensa é uma nova vida financeira sustentável e gratificante. Lembre-se de que cada pequeno passo, o aproxima do seu objetivo e permite que você crie uma base sólida para um futuro promissor”, pontua.

Carina, em breve, estará lançando o livro “O Despertar do Coma Financeiro”, que ela define como um “guia transformador para aqueles que desejam redefinir sua relação com o dinheiro e conquistar uma vida financeira mais plena”.

São, em média, 230 páginas onde ela explora estratégias eficazes para sair das dívidas, recuperar o controle financeiro e desenvolver uma mentalidade próspera e empreendedora, além de compartilhar ferramentas e recursos valiosos para ajudar os leitores a reconstruírem suas vidas e alcançarem a independência financeira

(*) Mentora e especialista, Carina Costa lançará livro sobre o tema e compartilha insights para quem deseja ter uma relação saudável com o dinheiro