ITACARÉ COMEMORA UM ANO DO FECHAMENTO DO LIXÃO
  • 1.397
  • 0
  • 26/08/2023 
  • redacao

Um grande dia para o município de Itacaré. Na manhã desta sexta-feira (25), a cidade comemorou o aniversário de um ano do fechamento do lixão municipal, e da inauguração da Estação de Transbordo e do Centro de Triagem e Econegócios.

A solenidade começou às 8h, com um culto de agradecimento a Deus, no CTE. Após o culto evangélico houve a entrega de brindes aos agentes ambientais da Cooperativa Vitória e outras personalidades importantes nesse processo do Programa Lixão Nunca Mais, além da exibição de documentários sobre o lixão.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o prefeito Antônio de Anízio, vereadores, secretários municipais, lideranças religiosas, os agentes ambientais (antigo catadores), além da sociedade civil.

A Estação de Transbordo e o Centro de Triagem e Econegócios

A implantação da Estação de Transbordo e do Centro de Triagem e Econegócios faz parte do Projeto Lixão Nunca Mais. Um projeto inovador que, além de estar cumprindo a lei do Novo Marco Legal do Saneamento, que obriga a desativação de lixões, impulsiona o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, através de políticas públicas eficazes para a transformação da vida dos afetados diariamente pelo lixão do município.

O projeto que foi uma iniciativa da Prefeitura de Itacaré, contou com a parceria do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), da agência alemã de cooperação técnica GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH), do Sebrae, CVR, empresariado local e muitos outros parceiros importantes. Durante esse um ano foram realizadas uma série de ações coordenadas pelo Projeto ProteGEEr, contando com a participação ativa da Associação de Catadores Vitória, que teve como objetivo encerrar definitivamente as atividades no lixão, a implantação do Programa de Coleta Seletiva, o funcionamento da Estação de Transbordo e do Centro de Triagem e Econegócios, a recuperação da área degradada, a implementação da Educação Ambiental nas escolas e várias outras ações que têm transformado Itacaré numa referência regional e nacional nas questões socioambientais e econômicas.