ITACARÉ RECEBEU VISITA DE UNIVERSIDADES E PROMOVEU SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
  • 2.458
  • 0
  • 28/07/2022 
  • redacao

 


Com o objetivo de debater ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, a Prefeitura de Itacaré iniciou, na manhã da terça-feira (26), e continuou na quarta-feira (27), um grande encontro com a presença de diversas universidades, secretarias municipais, empresários, jornalistas e comunidade, com foco na  Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos.


Os trabalhos foram iniciados com a visita ao roteiro do Programa Lixão Nunca Mais, começando com ida ao lixão, seguindo para a Estação de Transbordo e finalizando com a visita das 25 casas em construção para os catadores e Centro de Triagem e Econegócios.

O momento foi de muita emoção para todos que estavam presentes no Centro de Triagem e Econegócios. A exemplo de Binho, Presidente da Associação de Catadores Vitória e do prefeito Antônio de Anízio que não conseguiram segurar a emoção.

O evento contou com a apresentação de painéis sobre  a questão do tratamento dos resíduos sólidos atualmente no município, com a finalidade de levar conscientização para todos os presentes, através de ações efetivas e da educação ambiental.

A CVR Costa do Cacau participou das atividades, representada pelo gerente administrativo e comercial Maurício Ramos Sena. A empresa, credenciada pelo  Ibama e Inema para recepção e destinação final de resíduos sólidos, é parceira da Prefeitura de Itacaré na implantação da Estação de Transbordo e está doando dois carrinhos e quatro ecopontos para coleta de materiais recicláveis, que serão processados na Central de Triagem.

Estão participando também do evento, representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal do Pará (UFPA),  da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), da Faculdade de Ilhéus, da UNIFTC e da Universidade Técnica de Braunschweig da Alemanha, da Prefeitura de Barcarena-PA e do CDS-Litoral Sul, onde estão sendo debatidos a eficiência no tratamento de resíduos, reciclagem e descarte dos resíduos para a administração pública e para os cidadãos.

Lembrando que, a Prefeitura de Itacaré tem apoiado as cooperativas de catadores, com previsão de entregar até o mês de outubro, as 25 casas que servirão de moradia para as 25 famílias integrantes da Associação Vitória, dos catadores de Itacaré. (Fonte: SECOM-Secretaria de Comunicaçao- Prefeitura de Itacaré)