CARCAÇA DE BALEIA MORDIDA POR TUBARÃO É ENCONTRADA NO SUL DA BAHIA
  • 1.384
  • 0
  • 25/09/2023 
  • redacao

Mordidas devem ter sido feitas por espécie de tubarão comum no Nordeste, segundo veterinário

O Projeto Baleia Jubarte registrou a morte de uma baleia jubarte na Praia de Lençóis, em Una, no sul da Bahia, neste domingo (24). A carcaça do animal apresentava mordidas de tubarão. Segundo o veterinário e coordenador de pesquisa do Projeto, Milton Marcondes, provavelmente, a baleia encalhou e serviu de alimento para o tubarão.

“A carcaça estava em decomposição, então ela provavelmente encalhou por algum fator e morreu, e aí depois o tubarão se aproveitou da carcaça, o que é algo comum de acontecer”, explicou.

O pesquisador acredita que um tubarão-tigre mordeu partes da carcaça, pois é um animal muito comum no litoral nordestino. No entanto, segundo ele, ainda não é possível determinar a espécie.

ENCALHES EM NÚMERO ACEITÁVEL

O Brasil teve 90 encalhes de baleias contabilizados em 2023, sendo 30 na Bahia, informa o veterinário. O número está abaixo dos 108 registrados no País em 2022. A quantidade, segundo Milton Marcondes, é considerada normal, e os registros devem diminuir a partir de outubro, quando a temporada de reprodução das jubartes se aproxima do fim. Informações do G1.