GOVERNO LULA PROMETE PROPOSTA DE REAJUSTE A SERVIDORES EM DEZEMBRO
  • 430
  • 0
  • 17/11/2023 
  • redacao

A nova proposta para o reajuste dos servidores da União deverá ser apresentada até 15 de dezembro (Foto: CanalGov

Uma nova proposta para o reajuste dos servidores da União deve ser apresentada pelo governo federal até 15 de dezembro. A decisão ocorre após nova rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que contou com a participação de membros do Executivo e de entidades do funcionalismo público, nesta quinta-feira (16).
Até o momento, o governo tem R$ 1,5 bilhão disponível para a correção salarial dos servidores federais, o que equivaleria a menos de 1% de reajuste em 2024. Sem apresentar nova proposta, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sofrido desgaste junto aos servidores.
“O governo está trabalhando fortemente para poder conseguir espaço orçamentários, espaço financeiro, para consolidar uma proposta que, até o fim do ano, esperamos poder apresentar ao funcionalismo público”, adiantou José Lopez Feijóo, secretário de Relações de Trabalho.
Diversos setores do funcionalismo público, entre Receita Federal e Polícia Federal (PF), têm ameaçado o governo com paralisações e greves em meio à dificuldade de negociação para reajuste salarial.
A Mesa de Negociação Permanente, ligada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, reúne representantes do governo e das entidades sindicais. Ela foi criada em 2003, mas foi paralisada durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).