CONCURSO DO GOVERNO DA BAHIA VAI ABRIR 287 VAGAS PARA A POLÍCIA PENAL
  • 463
  • 0
  • 19/12/2023 
  • redacao

 

Jerônimo Rodrigues autoriza licitação de concurso da Seap || Matheus Landim/GOVBA

O Governo do Estado autorizou licitação para o contrato da empresa responsável pelo concurso público da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). O certame abrirá 287 vagas na carreira de policial penal, nas 28 unidades prisionais da Bahia. Ao assinar a autorização, nesta segunda-feira (18), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) disse que o concurso é parte do projeto de qualificação do sistema prisional.

“Essa agenda é um compromisso com o nosso Programa de Governo. Vamos aumentar a qualidade e o efetivo do sistema prisional, para fortalecer o processo de segurança pública. Então, é um investimento em revitalização, com modernização dos presídios, como fizemos com as delegacias e os pelotões. É fundamental que, além de equipamentos e armas, tenhamos mais profissionais atuando”, acrescentou.

De acordo com o Governo, a expectativa é de que os futuros agentes iniciem suas atividades até dezembro de 2024.

INVESTIMENTOS

Presente na solenidade, o secretário José Antônio Maia, titular da Seap, declarou que o concurso se junta aos recursos investidos na segurança pública da Bahia. “Entregamos armamento, equipamentos, fardamentos e estamos fazendo outros investimentos também que virão no meio desse pacote”, antecipou.

Neste mês, o Estado anunciou R$ 7,2 milhões para a modernização do sistema prisional. Foram entregues 75 carabinas Taurus.40; 140 espingardas CBC calibre 12, cano 14 polegadas com coronha retrátil; 2000 sprays de pimenta; 800 coletes balísticos tipo 3A; aeronave remotamente pilotada; caminhonete; 122.000 munições operacionais de alto impacto; 150 detectores de metais tipo raquete e 50 do tipo banquetas.