NOVA ETAPA DA SONDAGEM PARA OBRA DA PONTE SALVADOR-ITAPARICA É INICIADA EM VERA CRUZ
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  • 23/03/2024 
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Perfurações para construção são iniciadas em Vera Cruz || Foto Divulgação

A Concessionária do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica iniciou, nesta sexta-feira (22), no município de Vera Cruz, a perfuração na beira do mar com o uso de plataforma. Esse é o andamento da etapa de operações em terra, já que, na região de borda do mar, a lâmina d’água é pequena, segundo os técnicos que acompanham o projeto.

As perfuratrizes vão retirar fragmentos do solo no local onde serão instalados pilares da ponte. Os materiais serão analisados por laboratórios especializados, responsáveis por oferecer relatórios com informações sobre o solo da área.  “O início das sondagens com uso da plataforma é um procedimento fundamental da etapa de operações em terra. Mais um avanço desse grande projeto para nosso estado”, afirma o governador Jerônimo Rodrigues.

Claudio Villas Boas, CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, explica que esse é um dos serviços fundamentais na execução do cronograma que vai materializar um dos mais monumentais e importantes projetos já implementados na Bahia. “Nesta fase de sondagem, poderemos compreender melhor as características do terreno à beira mar, além de dimensionar com precisão a fundação da estrutura da ponte”.

Essa atividade acompanha as sondagens em terra que foram realizadas nos meses de janeiro e fevereiro, nos municípios de Vera Cruz e Salvador, respectivamente. Os passos seguintes preveem a sondagem em alto mar – águas rasas e profundas – com balsas de grandes dimensões e uso de equipamentos da China.

O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será um novo vetor de distribuição de renda e vai impulsionar a economia de toda a Bahia, com geração de sete mil empregos. Serão contemplados 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios.  O novo sistema irá impulsionar de maneira sustentável o turismo na Bahia já que a distância entre Salvador e importantes zonas turísticas do estado, como o Sul e Baixo Sul, será reduzida em mais de 100 km.

Além da ponte com 12.4 km sobre o mar, a maior da América Latina, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. Na capital, serão 4 km de uma nova estrutura entre a região da Calçada e Água de Meninos composta por um conjunto de viadutos e dois novos túneis que ficarão paralelos aos da Via Expressa.

Em Vera Cruz, o fluxo de veículos oriundos da ponte será direcionado para uma nova via expressa com 22 km que será construída na região de Mar Grande e segue até as proximidades de Cacha Pregos. Por fim, será duplicado um trecho de 8 km da BA-001 desde Cacha Pregos até o início da Ponte do Funil, onde finaliza a área de atuação da Concessionária.

Esse novo investimento de aproximadamente R$ 9 bilhões é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês, formado por dois grandes grupos que estão entre os maiores do mundo, no segmento de construção e infraestrutura. São eles: China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company (CCCC). O contrato assinado em novembro de 2020 estabelece uma concessão de 35 anos para construção, operação e manutenção do equipamento.