HOSPITAL COSTA DO CACAU FAZ 1ª CAPTAÇÃO DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS DE 2024
  • 616
  • 0
  • 27/03/2024 
  • redacao

Equipe responsável pela captação de órgãos no HRCC, em Ilhéus || Foto Divulgação

O Brasil tem mais de 40 mil pessoas aguardando doação de órgão para transplante, segundo o Ministério da Saúde. Por isso, apesar da disponibilidade de órgãos para doação ser acompanha pela dor de um ente querido, quando uma família decide se tornar doadora, a esperança de continuidade de uma ou mais vidas se renova. É a consciência dessa relação que motiva profissionais de saúde de todo o País a se dedicarem ao cuidado de pacientes à espera de transplante e ao delicado e complexo procedimento de coleta e conservação de órgãos doados.

Não é diferente na Bahia, onde cerca de três mil pessoas aguardam doação de órgãos, diz a enfermeira Naama Ramos e Silva, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. A profissional revelou que, no domingo (24), a unidade fez a primeira captação múltiplos órgãos de 2024.

“Isso, com certeza, transformou a vida de muitas famílias. Espero que a gente continue tendo êxito em nossos protocolos de captação para ajudar a diminuir a fila de espera por transplante”, acrescentou.

TOP 10

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em 2023, pelo segundo ano consecutivo, o Costa do Cacau liderou a captação de córneas no sul da Bahia e ficou no Top 10 do ranking estadual.

O desempenho de destaque na saúde baiana só foi possível graças ao trabalho da equipe habilitada para atuar na captação de órgãos, formada pelos enfermeiros Naama Ramos e Silva, Názio Santana da Silva, Kamayura Vasconcellos, João Henrique Araújo Andrade (gerente de Enfermagem), Vânia dos Santos Oliveira, Hercília Bonfim da Silva e Jessica de Jesus Silva. (Pimenta Blog)