HORÁRIO DE VERÃO SERÁ ANUNCIADO NESTA NA TERÇA-FEIRA; CRISE HÍDRICA NO BRASIL É GRAVE
  • 273
  • 0
  • 14/10/2024 
  • redacao

 

Governo anuncia horário de verão nesta terça-feira (15) || Foto Agência Brasil

O Ministério de Minas e Energia decidirá, na terça-feira (15), sobre adoção do horário de verão no Brasil ainda este ano. Diante da urgência da decisão, o ministro Alexandre Silveira reduziu em uma semana o período de férias e retornará ao trabalho nesta segunda-feira (14).

De acordo com Silveira, a reunião foi marcada para terça-feira por causa da “imprescindibilidade de ser agora” e, para isso, é preciso que seja de imediato para permitir que os setores que serão impactados se preparem, embora, segundo ele, o cuidado que teve de conversar com os setores muito importantes para que se planejam.

O ministro acrescentou que as usinas hídricas e hidrelétricas, quando não são, como é o caso de Belo Monte, localizada no Rio Xingu, no Pará, que não conseguiu licenciamento para fazê-la com reservatório, dependem naturalmente das questões pluviométricas. Os números indicam que a crise hídrica atual é grave.

“O Cemaden [Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais] apurou que desde 1950, quando ele mede a questão pluviométrica no Brasil, nós vivemos a pior crise hídrica dos últimos 73 anos, o que nos levou, se nós não tivéssemos feito medidas preventivas, como diminuir a vazão de Jupiá e Porto Primavera, corajosas que tomamos durante o ano, preservando 11% de água doce nos nossos reservatórios, hoje teríamos problema energético no Brasil”, comentou.

O ministro Alexandre Silveira disse ainda que, caso seja adotado pelo governo, o horário de verão não vai impactar o segundo turno da eleição, marcado para o dia 27 deste mês. “Se ele for decretado, não pega a eleição, porque tem que ter no mínimo 20 dias para que setores extremamente importantes se planejem, como o setor aéreo por causa das conexões internacionais e outros setores também como segurança pública”. Da Agência Brasil.