NOVA ONDA DE CORONAVÍRUS EM SALVADOR PODE SER AVASSALADORA’, DIZ LÉO PRATES Leo Prates
  • 1.713
  • 0
  • 19/10/2020 
  • redacao

 

 

 

Ocupação de leitos clínicos pediátricos para covid-19 chega a 100% em Salvador

O secretário de saúde de Salvador, Leo Prates, afirmou nesta segunda-feira (19) que uma segunda onda da covid-19 em Salvador “pode ser avassaladora”. Ele também comentou a ocupação de 100% dos leitos de enfermaria infantil para coronavírus na capital baiana, dizendo que mais 10 vagas serão ofertadas a partir de hoje.

Falando em entrevista ao Jornal da Manhã, na TV Bahia, Prates disse que o sistema foi robustecido com o trabalho em parceria do estado e prefeitura, durante a pandemia, mas a pressão é grande. Ele afirmou que muitas pessoas que não fizeram acompanhamento de doenças nesse ano por conta da covid-19 estão chegando em situações graves às UPAs.

“Tivemos muita gente que não se cuidou (durante a pandemia), temos crescimento de pacientes vasculares graves, principalmente nas UPAs, e coronarianos também. Crescimento do número de infartos é uma coisa impressionante”, citou o secretário. “Nós vamos ter um sistema sofrendo pressão enorme porque não tem coronavírus, por outras doenças com gravidade, e se uma segunda onda vier vamos ter uma pressão sobre sistema de saúde de quem tem coronavírus. A situação do sistema público de saúde para uma segunda onda é mais frágil do que tivemos na primeira onda. Por que temos um número de pacientes bem maior, quem não se cuidou durante o coronavírus”, explicou ele. (Correio)