PREFEITURA DE ITABUNA INAUGURA BASE DESCENTRALIZADA DO SAMU NESTA SEGUNDA-FEIRA
  • 321
  • 0
  • 02/08/2021 
  • redacao

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) funcionará, a partir desta segunda-feira, dia 2, em um novo endereço. Na Avenida Juca Leão, nº 412, em frente ao Escritório Local da Ceplac. A nova base descentralizada será inaugurada pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro e a secretária municipal de Saúde, Livia Mendes Aguiar, às 9 horas, a solenidade contará com as presenças de secretários municipais, vereadores e convidados.

O novo endereço beneficiará tanto os pacientes que necessitarem de socorro em urgências e emergência, pela rapidez e agilidade no deslocamento das ambulâncias, quanto as equipes de socorristas, que passarão a trabalhar num ambiente melhor, mais amplo e confortável, conforme destacou a titular da Secretaria Municipal de Saúde.

O novo imóvel conta com as condições favoráveis ao atendimento rápido da população, a exemplo de duas entradas e saídas das ambulâncias – pela frente e fundo do prédio, salas amplas, suítes para as equipes de plantonistas, além de cantina, sala de convivência equipada com sofás e aparelho de TV, e ainda, uma sala de descompressão.

A coordenadora municipal de Emergência, enfermeira Rafaela Caldas Souza dos Santos, explicou que a sala de descompressão, com jogos recreativos, é necessária por causa das equipes em regime de plantão de 24 horas. “É um local importante para que possam aliviar um pouco do estresse, depois de jornada exaustiva, principalmente quando as ocorrências superem a rotina”, explicitou.

Ela lembra que o Samu-192 de Itabuna atende ao público regional há algum tempo, mas que até então não tinha adequadas instalações. “O espaço antigo era extremamente insuficiente para acomodar as equipes no seu dia a dia e a principal dificuldade era a saídas e entrada das ambulâncias no imóvel na Rua das Nações devido ao tráfego intenso de veículos”, disse Rafaela Caldas dos Santos.

Atualmente, o Samu-192 de Itabuna conta com duas ambulâncias de suporte básico, uma avançada e uma ambulância social para atendimento a cadeirantes e pessoas com extrema necessidade de locomoção.
____
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação/Preeitura de Itabuna