FUNDADOR DO NUBANK E ESPOSA VÃO DOAR EM VIDA PARTE DA FORTUNA
  • 944
  • 0
  • 13/08/2021 
  • redacao

 

O fundador do banco digital Nubank, e sua esposa, a empreendedora Mariel Reyes, anunciaram que vão doar em vida, boa parte da fortuna estimada em 5 bilhões de dólares, cerca de 26 milhões de reais, segundo a Forbes.

O casal aderiu ao programa Giving Pledge, criado por Bill Gates, da Microsoft, que incentiva bilionários a doarem suas fortunas para a filantropia ainda em vida.

O engenheiro colombiano de 40 anos dirige o banco com mais de 40 milhões de clientes e revolucionou o cenário bancário no Brasil.

Clube dos bilionários

David Vélez é a 539ª pessoa mais rica do planeta. O Nubank está avaliado em US$ 30 bilhões.

Os Vélez-Reyes são minoria entre os 223 doadores da Giving Pledge devido à origem e à idade.

A iniciativa inclui doadores de 27 países. A maioria completou 60 anos.

Elie Horn, brasileiro dono de uma construtora e nascido na Síria, judeu ortodoxo e até agora o único latino-americano deste clube. Em 2019, ele se descreveu como um “socialista e de direita”, em entrevista ao El País.

Carta

O casal Vélez-Reyes, que mora no Brasil há mais de uma década, anunciou seu compromisso de doar parte da fortuna por meio de uma carta em inglês, publicada no site da Giving Pledge.

Els explicaram que a intenção é oferecer oportunidades às crianças e adolescentes mais vulneráveis da América Latina.

E ainda reforçam que “as oportunidades não são distribuídas de forma equitativa” no mundo.

“A vida é finita: nossa mortalidade é incontestável e não seremos capazes de levar conosco quaisquer bens para onde quer que formos. De que adianta morrer com tantos bens materiais quando um gesto pode transformar radicalmente toda a jornada de alguém?”, concluíram.

Com informações do El País