ESPANHA SE PREPAARA PARA TRATAR COVID-19 COMO GREIPE; ENTENDA
  • 166
  • 0
  • 11/01/2022 
  • redacao

O presidente alega que a condição mudou e é possível tratar covid-19 como gripe

A Espanha prepara seu sistema de vigilância contra covid-19 para tratar a doença causada pelo coronavírus como uma forma parecida de gripe, sem conta todos os casos diários. As informações são do jornal El País.

“A taxa de mortalidade dos casos de Covid-19 já não é semelhante à da primeira oonda, que era de cerca de 13%. Está agora perto de 1%. Portanto, temos de avaliar a doença com parâmetros diferentes“, disse o presidente do governo espanhol, Pedro Sanchéz.

A ideia é criar uma amostra estatisticamente significativa distribuída em pontos-chave, como é feito com relatórios de forma a calcular como a doença está se propagando, do ponto mais suave ou mais grave, mas sem recorrer à contagem exaustiva como tem sido feito até aqui.

“Agora, dada a enorme transmissibilidade da Covid, é muito difícil cumprir rigorosamente os protocolos de vigilância universal, está a se tornando impossível”, afirma Amparo Larrauri, chefe do Centro Nacional de Epidemiologia (CNE). Mas Larrauri afirma que, perante a realidade da variante Ômicron, as autoridades de saúde espanholas estão “trabalhando na transição de uma vigilância universal para uma sentinela da infeção respiratória aguda leve nos cuidados primários e grave nos hospitais. Mas não se pode mudar da noite para o dia”.  (Reprodução/TV