ESTUDO MOSTRA QUE MEDITAÇÃO E YOGA REDUZ O NÍVEL DE AÇUCAR NO SANGUE
  • 1.326
  • 0
  • 08/10/2022 
  • redacao

Foto: Divulgação

Um estudo feito pela Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, mostra que práticas como yoga e meditação contribuem para a redução do nível de açúcar no sangue, beneficiando principalmente pacientes com diabetes. Segundo o Metrópoles, parceiro do Jornal Tribuna da Região,  a pesquisa foi feita a partir da análise de 28 estudos que usaram testes clínicos randomizados.
Os autores do artigo, publicado no Journal of Integrative and Complementary Medicine, afirmam que a combinação do tratamento medicamentoso com esse tipo de atividade pode dobrar a eficácia do tratamento com remédios. Os estudos revisados incluíam pacientes com diabetes tipo 2 que conciliavam o tratamento com técnicas de bem-estar de corpo e mente, como meditação, yoga, técnicas de respiração, de atenção plena e qigong (exercícios físicos semelhantes ao Tai Chi Chuan).
Os resultados apresentados pelos voluntários foram comparados a um grupo de pacientes que apenas usava medicação para controlar a diabetes. As atividades foram associadas à redução da hemoglobina A1c, uma medida de glicose no sangue, em 0,84%, em média.