OMS CLASSIFICA BACON, SALSICHA E PRESUNTO COMO CANCERÍGENOS, NA MESMA CATEGORIA DO CIGARRO
  • 228
  • 0
  • 24/07/2025 
  • redacao

 

Crédito: Reprodução

A carne processada, como salsicha, bacon e presunto, foi classificada como carcinogênica para humanos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC). Esses alimentos foram incluídos no Grupo 1, o mesmo do tabaco e do álcool, o que indica que há evidência científica suficiente de que seu consumo frequente pode causar câncer, principalmente colorretal.

Essa classificação se refere à força da evidência, e não ao grau de risco individual, que varia de acordo com a quantidade e a frequência do consumo. Estudos indicam que ingerir diariamente 50 gramas de carne processada — o equivalente a duas fatias de bacon — aumenta em cerca de 18% o risco de câncer colorretal.

Embora esse índice seja muito menor do que o risco associado ao tabagismo, que pode ultrapassar 1.900%, o dado é considerado relevante por especialistas da área de saúde. Além do câncer colorretal, esse tipo de alimento também tem sido relacionado ao aumento de doenças como diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares e outros tipos de câncer, como os de estômago, próstata e pulmão.

Diante dessas evidências, instituições de saúde recomendam limitar o consumo de carnes processadas ou, sempre que possível, evitá-las. A orientação é substituí-las por opções mais saudáveis, como carnes magras, peixes, leguminosas e vegetais. O objetivo é reduzir os riscos à saúde associados a hábitos alimentares que envolvem alimentos ultraprocessados ou com alto teor de conservantes. (CBN)