NOVO PAPA DARÁ CONTINUIDADE À LUTA POR JUSTIÇA SOCIAL NA MODERNIDADE E SE INSPIRARÁ EM FRANCISCO
  • 78
  • 0
  • 09/05/2025 
  • redacao

– Crédito: Reprodução

O cardeal dos Estados Unidos, Robert Francis Prevosti, eleito papa nesta quinta-feira (8), homenageou Leão XIII ao escolher o nome Leão XIV. Em entrevista ao Bahia Notícias, Carlos André da Cruz Leandro, Doutor em Teologia e coordenador do curso da Universidade Católica de Salvador (UCSAL), analisou a provável linha de atuação do novo pontífice e as razões por trás da escolha de seu nome.

Prevosti, ao adotar o nome que sucede Vincenzo Gioacchino Pecci (cujo pontificado, de 1878 a 1903, foi marcado por um rumo progressista), sinaliza uma continuidade. Leão XIII foi um revolucionário em sua época, notório por ‘criticar tanto o capitalismo quanto o comunismo’.

Segundo o especialista, Prevosti dará continuidade à luta por justiça social na modernidade e se inspirará em Francisco. No entanto, Carlos alerta para que não se espere as mesmas atitudes do papa americano, já que ‘muitas das ações tomadas pelo papa Francisco eram bastante pessoais, como a escolha de morar em uma espécie de pousada dos cardeais e abdicar de local totalmente privado’. (Com informações do BN)