ESTUDANTES REALIZAM FESTIVAL GASTRONÔMICO EM MARAÚ INSPIRADO NA CULTURA QUILOMBOLA
  • 514
  • 0
  • 27/09/2016 
  • Redação

estudante

Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Litoral Sul, em Maraú (250 Km de Salvador), realizam, nestas quarta e quinta-feira (28 e 29), o I Festival Gastronômico Cultural – Vivenciando a Cultura Quilombola. Serão cerca de 80 alunos dos cursos técnicos de nível médio em Restaurante e Bar, Turismo, Agroecologia e Hospedagem, apresentando comidas típicas, música, dança e a cultura tradicional quilombola. O evento também contará com palestras, cursos e gincana cultural.

“O evento será aberto ao público que poderá saborear algumas comidas típicas da região como feijoada, linguiça artesanal de porco, doces feitos de cacau, dentre outras delícias. Teremos quatro estandes e seis salas que servirão como espaço para as apresentações dos estudantes”, explicou o vice-diretor pedagógico, Geraldo Dantas. Ele ainda ressalta que “as provas da gincana cultural vão serão voltadas a abordagens sobre preconceito, racismo e valorização da identidade quilombola.

Programação:

 28 de setembro (Quarta-feira)  

– 8h30 – Abertura do Festival – solenidade e apresentação do grupo de Dança Afro cultural, do grupo de capoeira e do grupo “mascarados”. Degustação de alimentos da culinária quilombola nos estandes do evento.

– 9h – Palestra sobre Segurança Alimentar, com Priscila Lima, mestra em Engenharia de Alimentos e professora do IFBA – Porto Seguro-BA.

– 9h até 12h – Minicurso – Produção Alimentar.

– 10h – Intervalo – Lanche matinal dos estudantes com som ao vivo.

– 10h30 – Início da palestra sobre a cultura quilombola, com líder e representante da comunidade quilombola.

– 11h – Intervalo com som ao vivo e apresentações de dança e capoeira;

– 11h30 – Início do Minicurso sobre Tecnologia de alimentos e alimentação saudável, ministrado pelo Doutor e professor do IFBA Porto Seguro-BA Marcus.

– 12h20 – Intervalo para almoço.

– 14h –            Palestra sobre Segurança Alimentar, com Priscila Lima, mestra em Engenharia de alimentos e Professora do IFBA Porto Seguro-BA.

– 14h até 16h – Minicurso – Produção Alimentar.

– 15h –            Intervalo com som ao vivo.

– 15h30 – Início da oficina sobre a capoeira.

– 16h30 – Apresentação de dança e apresentação cultural.

– 19h – Abertura noturna do evento – Apresentação de dança.

– 19h30 – Minipalestra “Produção de cardápios” .

– 20h30 – Minipalestra sobre “A influência da tecnologia”.

29 de setembro (Quinta-feira)   

8h30 – Abertura da gincana cultural.

12h – Intervalo para almoço.

14h – Encerramento.  Assessoria de Comunicação – ASCOM