SENADOR HUMBERTO COSTA (PT) AFIRMOU QUE, CASO O EX-DEPUTADO FAÇA DELAÇÃO PREMIADA, O GOVERNO FICARÁ EM “MAUS LENÇÓIS”; SITUAÇÃO FICA EM SILÊNCIO
  • 2.953
  • 0
  • 19/10/2016 
  • redacao
Reprodução/Facebo Em seu perfil no Facebook, PSOL publicou montagem sobre a prisão de Eduardo Cunha Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2016-10-19/prisao.html

Reprodução/Facebo
Em seu perfil no Facebook, PSOL publicou montagem sobre a prisão de Eduardo Cunha

A notícia sobre a prisão do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), confirmada no início da tarde desta quarta-feira (19), foi recebida com euforia pelos parlamentares de oposição ao governo Michel Temer. Os aliados do presidente, entretanto, preferiram manter o silêncio sobre a decisão do juiz Sérgio Moro.

O senador Humberto Costa (PT-PE), líder do partido no Senado, publicou vídeo no Facebook no qual declarou que, com a prisão de Cunha, ”não somente o governo”, como os partidos da situação, principalmente PSDB, DEM e PPS, ficarão em “maus lençóis”. Ele disse ter informações de que o ex-presidente da Câmara já está negociando um acordo de delação premiada e que “aguardar para que o Brasil realmente conheça a verdade sobre tudo o que aconteceu no impeachment [da ex-presidente Dilma Rousseff] e, acima de tudo, a postura de vários elementos da antiga oposição, que, na prática estão comprometidos com esse esquema [da Operação Lava Jato] até o pescoço”.

No mesmo vídeo, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), disse esperar, “sinceramente”, que Cunha colabore com as investigações. “Eu tenho certeza de que a delação do Eduardo Cunha não deixará pedra sobre pedra desse governo de Michel Temer e seus ministros.” O petista é vice-líder do bloco no Senado formado pelo PT e PDT.

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) comentou que está saindo “desta fase em que só o pé rapado, o miúdo, vai em cana”. “O Brasil, aos trancos e barrancos, em alguns aspectos, vai avançando no que diz respeito ao interesse do povo.”

O ex-senador Ciro Gomes (PDT-CE), postou em uma rede social um vídeo no qual Michel Temer faz elogios a Cunha, quando este ainda era deputado. “Eu tenho no Eduardo Cunha um auxílio extraordinário na Câmara Federal”, disse o presidente. Ciro é apontado como provável candidato ao Palácio do Planalto em 2018.

Por outro lado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também é réu em três processos decorrentes da Lava Jato, não fez comentários públicos sobre a detenção. A ex-presidente Dilma também não fez postagens sobre o fato em suas redes sociais.

Situação

O PMDB, partido de Temer e Cunha, não postou informações referentes à decisão do juiz Sérgio Moro até o fechamento desta reportagem. Os perfis oficiais da legenda publicaram informações por volta de 14h sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 e sobre projetos de infraestrutura do governo.

Também as 14h, o PSDB publicou em sua página no Facebook texto sobre a PEC do teto de gastos públicos e a necessidade de redução nos juros. Pelo Twitter, o partido comentou, por volta de 13h, a denúncia enviada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra a deputada Érika Kokay (PT-DF).

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), líder da sigla no Senado, apenas compartilhou um link com reportagem sobre a prisão do ex-presidente da Câmara, mas não fez comentários. A equipe do iG tentou contato com o deputado Paulinho da Força (SD-SP), um dos dez que votaram contra a cassação do mandato de Cunha, mas não obteve retorno.

Fonte: Último Segundo – iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2016-10-19/prisao.html