MARAÚ: POLÍCIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO E APREENDE PAREDÃO DE SOM EM BARRA GRANDE
  • 2.256
  • 1
  • 05/12/2016 
  • redacao
Os sons de paredões estão proibidos em toda península. (Foto: meramente ilustrativa)

Os sons de paredões estão proibidos em toda península. (Foto: meramente ilustrativa)

Atendendo a recomendação do Ministério Público Estadual, a polícia vem intensificando a fiscalização contra a prática de poluição sonora e perturbação do trabalho e sossego alheio na cidade de Maraú. Durante a última semana de novembro, policiais civis apreenderam em Barra Grande, um “paredão de som” que estava tirando o sossego dos moradores da região por estar causando poluição sonora, ou seja, funcionando acima do limite permitido por lei.
Por se tratar de instrumento utilizado para a prática de infração penal e visando preservar a integridade dos equipamentos eletrônicos, o paredão foi apreendido para o posto da polícia civil, onde aguarda liberação mediante autorização judicial.
A nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece a fiscalização de sons produzidos por veículos de qualquer tipo, atinge os paredões de som, que ficam em carrocerias de carros.
 De acordo com a resolução, publicada no Diário Oficial da União, “fica proibida a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação”.
A infração é considerada grave, que equivale a cinco pontos na carteira de habilitação, com multa de R$ 127,69 (subiu para R$ 195,23 em 1º de novembro) e retenção do veículo. A regra vale para veículos em movimento ou parados, como no caso dos paredões, que ficam estacionados para as disputas de som.
De acordo com o Contran, a resolução anterior previa a utilização de decibelímetros para medir o nível de pressão sonora. A partir de agora, qualquer agente de trânsito poderá registrar o auto de infração. (Barra Grande News)

 


  1. Josafá de Oliveira Matos disse:

    Parabéns a policia. Estamis aguardando qye façam o mesmo trabalho em Saquaira. No final de semana passada não dormimos com som alto vindo de uma residência no centro do Loteamento. Passei 2 mensagem whatsapp para a Polícia Militar mais não fomos atendido. Aguardamos fiscalização e divulgação dos contatos da Polícia.