MIL URNAS APRESENTAM DEFEITOS A 04 DIAS DA ELEIÇÃO NA BAHIA
  • 3.460
  • 1
  • 02/10/2014 
  • redacao
Técnicos consertam urnas eletrônicas em São Francisco do Conde

Técnicos consertam urnas eletrônicas em São Francisco do Conde

 

A quatro dias das eleições, cerca de mil urnas eletrônicas apresentaram defeitos, em pelo menos 10 municípios baianos, e precisaram de reparos, segundo informação do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Equipes de técnicos foram acionadas para resolver os problemas nos equipamentos, todos do modelo 2008. Conforme o TRE, há 37.641 urnas no estado.

Um dos municípios baianos  com  urnas defeituosas foi São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, onde A TARDE flagrou ontem urnas passando por reparos, em uma sala no fórum eleitoral da cidade.

Problema na bateria

O coordenador de Suporte e Voto Informatizado do TRE-BA, André Cavalcante, confirmou que cerca de mil urnas de um total de 7.904 máquinas do modelo 2008 apresentaram problema na bateria da placa-mãe, ocasianando um “travamento” no relógio interno desses equipamentos.

Como as máquinas são programadas para funcionar apenas no dia e na hora da eleição, ou seja, às 7h do dia 5 de outubro, o problema está sendo sanado para não comprometer o pleito.

Cavalcante informou que o problema foi detectado em urnas de algumas zonas eleitorais de Salvador e municípios da Região Metropolitana – como Candeias, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Camaçari, Dias D´Ávila -, além de Feira de Santana, Santo Amaro e cidades do   sul do estado, como Teixeira de Freitas e Prado.

Segundo o coordenador, após serem alimentadas com dados dos eleitores e dos candidatos, as urnas  são lacradas  e depois passam por uma conferência visual.  “Foi nesta etapa que detectamos o problema. Já estamos corrigindo e vamos concluir a revisão das urnas que ainda faltam trocar a bateria”, afirmou.


  1. neyde teles disse:

    Acho que essas urnas estão sendo manipuladas para favorecer o candidato do PT. É muito estranho essas urnas apresentarem defeitos a 04 dias das eleições , logo na Bahia?