VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ITACARÉ INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO NAS PRAIAS
  • 70
  • 0
  • 29/08/2017 
  • Redação

Com a proposta de garantir mais saúde e a qualidade dos produtos comercializados nas praias, o serviço de vigilância sanitária da Prefeitura de Itacaré vem realizando a inspeção dos ambulantes com pontos fixos nas praias da Concha, Ribeira, Rezende e Tiririca. Objetivo desse trabalho, segundo explicou a diretora de Vigilância Sanitária, Andréia Palafoz, é prevenir toxinfecção, observar estrutura física, verificar os alimentos acondicionados de forma inadequada, a higiene do manipulador, além dos produtos para fazer a limpeza do ambiente e dos utensílios utilizados.

Atualmente estão sendo feitas as inspeções dos pontos de pastéis, acarajés, tapioca e outros alimentos comercializados nas praias mais próximas da cidade, mas a proposta é de seguir em breve para observar as condições dos produtos comercializados nas praias mais distantes. Nas visitas é feito o trabalho de conscientização e orientação dos vendedores sobre a forma correta da manipulação dos alimentos. Nos casos de irregularidades, os ambulantes são notificados e é dado um prazo para que se adequem às normas corretas de manipulação dos alimentos.

O secretário de Saúde da Prefeitura de Itacaré, Ricardo Lins, explicou que a vigilância sanitária tem um papel fundamental de fiscalização para garantir que produtos, serviços e bens estejam adequados ao uso. “Trata-se de um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir em problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços que interessam à saúde”, complementou.

O objetivo desse trabalho, segundo explicou o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, é garantir um serviço muito mais organizado, com mais higiene, levando mais saúde, produtos de melhor qualidade e melhores condições de trabalho. Tudo isso sem contar que quando se oferecer um serviço melhor, num ambiente mais limpo, mais organizado e com profissionais mais capacitados, todos saem ganhando, aumentando a renda e melhorando a qualidade de vida.

Prefeitura Municipal de Itacaré

Assessoria de Comunicação