DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO ENGAJAMENTO SOCIAL
  • 3.978
  • 0
  • 04/12/2017 
  • redacao

 

Laramara defende a necessidade da participação da comunidade para inclusão das pessoas com deficiência visual no Brasil

O Dia Internacional do Voluntariado, que é comemorado em 5 de dezembro, valoriza o trabalho de pessoas que doam tempo, habilidades e energia para causas de interesse social. Apesar dessa contribuição trazer resultados positivos ao Brasil em várias esferas, o número de voluntários no país é pequeno. Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, somente 11% da população realiza algum tipo de atividade de interesse comunitário.

A data comemorativa propõe uma reflexão sobre a necessidade da participação da comunidade na transformação social. Segundo Ângela Paiva, psicóloga da Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, “O voluntariado constrói uma relação de confiança e reciprocidade entre as pessoas, criando oportunidades para vencer os desafios da inclusão na sociedade como um todo”.

No terceiro setor, instituições estão entre as principais opções para multiplicar a solidariedade. Na Laramara, por exemplo, especialistas da ONG e grupos de voluntários trabalham juntos na realização de projetos assistenciais em prol de crianças, jovens e adultos com deficiência visual. Entres as atividades realizadas estão a confecção dos recursos pedagógicos e o auxílio no atendimento oftalmológico.

Em 26 anos, a Laramara ganhou reconhecimento nacional e internacional por seus projetos voltados ao desenvolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência visual no Brasil e na América Latina. Nesse período, atendeu mais de 11 mil famílias, oferecendo apoio no processo de independência e autonomia nas atividades cotidianas. Também é referência na luta pela inclusão e participação social dessa importante parcela da população. Para apoiar os projetos da Laramara, basta entrar em contato pelo site www.laramara.org.br ou pelo telefone (11) 3660-6412.