PREFEITO DE ITACARÉ DESTACA A IMPORTÂNCIA DO HOSPITAL COSTA DO CACAU PARA A REGIÃO
  • 301
  • 0
  • 18/12/2017 
  • redacao

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, participou da solenidade de inauguração do Hospital Regional da Costa do Cacau, entregue na última sexta-feira pelo governador Rui Costa, e destacou a importância do empreendimento para todo o sul da Bahia, já que vai beneficiar diretamente 1.7 milhão de pessoas de toda a região. De acordo com o prefeito, o novo hospital é uma conquista não somente dos municípios de Ilhéus e Itabuna, que estão mais próximos da unidade, mas de todos as demais cidades. E Itacaré já está sendo beneficiada com cerca de 35 pacientes que já estão participando, desde o último domingo, do mutirão de cirurgias.

Além das amplas instalações, com 225 leitos, sendo 30 de Terapia Intensiva (UTI), Antônio de Anízio ressaltou que o novo hospital regional possui equipamentos capazes de oferecer serviços de alta e média complexidade. Tudo isso, segundo ele, sem contar que é o primeiro hospital público do interior do estado a ter serviços de cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca, facilitando a vida dos pacientes que antes eram obrigados a se deslocar para outras cidades e até outros estados. “A região está de parabéns pelo novo hospital e o governador Rui Costa demonstrou mais uma vez sensibilidade, respeito e compromisso com os moradores do interior da Bahia”, complementou o prefeito de Itacaré.

Localizada na rodovia Ilhéus-Itabuna, no bairro Banco da Vitória, a unidade hospitalar estará prestando serviços de média e alta complexidade ambulatorial, de diagnose e terapêutica e internação hospitalar, envolvendo as especialidades clínica (geral, cardiologia, saúde mental e neurologia) e cirúrgica (geral, ortopedia, neurocirurgia e cardiovascular). Além de Ilhéus, mais de 70 municípios da região serão atendidos por esta que “é uma das mais importantes obras no campo da saúde da Bahia, com os melhores equipamentos do mundo e ainda com a função de ser um hospital de ensino”, acrescentou o governador Rui Costa.

Uma equipe com mais de 500 colaboradores fará o atendimento com base na demanda espontânea e referenciada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes também serão oriundos da Central de Regulação de Urgências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional Ilhéus-Valença, bem como da Central de Regulação de Leitos Macrorregional. Segundo o diretor técnico da unidade, Cláudio Moura Costa, “a meta de altas chega a 930 pacientes por mês”. Na unidade, serão realizadas pelo menos 600 cirurgias eletivas do mutirão, que já ultrapassou a meta estabelecida para um ano de atividade, recém-completado, que era de 13 mil procedimentos em toda a Bahia.

Prefeitura Municipal de Itacaré

Secretaria de Comunicação