PREFEITURA E SENAR PROMOVEM CURSO DE OPERAÇÃO DE TRATORES
  • 1.752
  • 0
  • 22/03/2018 
  • redacao

A Prefeitura de Itacaré, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/FAEB), está provendo, desde a última segunda-feira, na região dos Querinos, o curso de operação e manutenção de tratores, voltado para os agricultores familiares. O objetivo é possibilitar que os agricultores de diferentes regiões do município e também dos Programas de Assentamentos tenham condições de operar esses tipos de máquinas, principalmente daquelas comunidades que foram beneficiadas com a doação dos tratores.

O curso está sendo ministrado pelo professor Renan Guerra, do Senar/Faeb, com duração de 40 horas/aulas, contando com aulas práticas e teóricas. Ao final do curso os participantes receberão os certificados e estarão aptos a operar e fazer a manutenção dos tratores. Nas aulas os agricultores aprendem não somente a lidar com os tratores, como também com os acessórios que garantem um cuidado maior com a terra para garantir uma maior produção.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, acompanhou o curso e destacou a importância dessa capacitação para os agricultores familiares, já que eles mesmos vão aprender a manusear os equipamentos. De acordo com o prefeito, o primeiro passo foi buscar os equipamentos junto com o Governo do Estado e através de emendas parlamentares. O segundo foi promover esse curso para que os agricultores possam operar os tratores, diminuindo os custos e também possam ter uma nova profissão.

Antônio de Anízio informou que somente na sua gestão já foram entregues três tratores novos em menos de um ano e mais uma caçamba e uma retroescavadeira. Mas o trabalho continua para buscar novos equipamentos para que cada vez mais comunidades e regiões de agricultores familiares sejam beneficiados com esses maquinários. Para os agricultores, o curso foi uma oportunidade de aprender mais e ter mais um ofício para conseguir fonte de renda. Muitos deles nem mesmo sabiam como lidar com os tratores, muito menos com os acessórios, mas agora se orgulham dessa nova profissão.

Prefeitura Municipal de Itacaré

Secretaria de Comunicação