DESENCONTRO DE INFORMAÇÕES DO GOVERNO BOLSONARO É INÉDITO NO PAÍS, AVALIA ESPECIALISTA
  • 1.665
  • 0
  • 08/01/2019 
  • redacao

Na semana passada, Bolsonaro anunciou aumento do IOF, o que foi desmentido horas depois por membros de sua equipe.

As informações e declarações desencontradas, bem como as primeiras medidas econômicas anunciadas pelo governo Jair Bolsonaro, causam preocupação, segundo o historiador político Carlos Zacarias.

“Em menos de uma semana, as informações estão desencontradas, o que mostra um grau de improviso que nunca vi. Não me lembro de um governo recém-assumido que tenha feito isso. Acho que eles não imaginavam que ganhariam a eleição. O que está sendo dito é em parte o que está no programa de governo e em parte o que sai da cabeça de Bolsonaro”, avaliou.

Na semana passada, Bolsonaro anunciou aumento do IOF, o que foi desmentido horas depois por membros de sua equipe.

Já nesta segunda-feira (07), o novo presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, afirmou que o órgão pode reduzir os subsídios do crédito rural. O BB é o principal financiador do agronegócio no país.

Por sua vez, o novo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, sinalizou aumento de juros do crédito imobiliário, o que dificultará a aquisição de imóveis pela classe média.

“De toda forma, Paulo Guedes quer ir de encontro a políticas públicas para setores mais necessitados da população. Todos os membros da equipe econômica fazem questão de ressaltar a questão do mercado, para que a economia ande sozinha, mas não anda sem o governo”, prosseguiu.

Zacarias acredita que há pelo menos três núcleos dentro do novo governo: “O político, com Onyx Lorenzoni, é o mais ideológico. Tem o núcleo dos militares. E tem o núcleo econômico e que imagina que pode funcionar sem a política. Eles batem cabeça e vão continuar assim. Em menos de uma semana, eles produziram fatos políticos que surpreenderam a todos”, disse.

O historiador político também criticou o discurso do ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou que os bancos públicos “se perderam em falcatruas”. “Foi muito irresponsável, sem nenhuma prova. Fomenta uma ideologia macartista de perseguição”, pontuou.

Segundo Zacarias, os próximos anos de governo deverão ser marcados pelo uso da violência. “A violência que existe no discurso bolsonarista pode se transferir para a prática. Vão continuar acusando a imprensa de publicar fake news. Podemos esperar momentos muito difíceis nos próximos anos. As medidas econômicas desde já são alarmantes. Ninguém sustenta juros de mercado para financiar apartamento. E a classe média não conseguirá sustentar isso”, acrescentou.  ( Por: Marcelo Camargo/Agência Brasil)