PREFEITURA DE AURELINO LEAL GARANTE MERENDA DE QUALIDADE AOS MAIS DE 3.000 ALUNOS DA REDE PUBLICA
  • 1.372
  • 0
  • 28/03/2019 
  • redacao

 

 

A Prefeitura de Aurelino Leal tem investido em constantes melhorias e adequações no cardápio da merenda escolar para que as refeições servidas sejam saudáveis, equilibradas, saborosas e contenham todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens estudantes do município.

Uma das preocupações da prefeita Liu Andrade (PP) é com a qualidade na alimentação escolar. “Sabemos que para ter um bom desempenho escolar as crianças precisam estar bem nutridas. Por isso, sempre trabalhamos para oferecer tudo do bom e do melhor no que diz respeito à alimentação aos nossos alunos”, destacou a prefeita.

“O objetivo de todo esse trabalho é oferecer uma merenda de qualidade e saudável para nossas crianças, pois elas representam o futuro de Aurelino Leal”, conclui a prefeita.

Mais de 3 mil alunos recebem a merenda diariamente nas escolas rurais e urbanas que compõem a rede municipal de ensino. Os recursos são repassados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Governo Federal com contra partida do município.

A gestora destacou também que a equipe observa o que os alunos não gostam de comer. Com essas informações, a cantina central promove mudanças de ingredientes no cardápio com orientações das nutricionistas.

Sobre o abastecimento, a prefeita Liu Andrade frisou que todo mês as escolas dos distritos e zona rural recebe os mantimentos conforme o planejamento mensal. Os cardápios têm uma variedade entre os ingredientes: carne bovina, frango, hortaliças, frutas variadas e grãos.

Eventualmente as escolas também servem sucos de frutas com biscoito, Maçã e Biscoito Salgado, Risoto de Frango com Legumes, Leite com Chocolate Gelado com Pão de Coco, Melancia, Maçã com Iogurte, Macarronada à Bolonhesa, Risoto com Músculo e Legumes, bem como Bolo com Chocolate e outras.

Atualmente, a cantina central é comandada pela coordenadora Maira Moura e as nutricionistas Jamile Mendes e Aline Barbosa são responsáveis pela demanda e qualidade da merenda escolar. Todo o trabalho de elaboração de cardápio é baseado nas Normas e Diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que proíbe alimentos com baixo valor nutricional.

Nesse sentido, a alimentação nas escolas e creches do município é cuidadosamente elaborada pelas cozinheiras (copeiras) e servida aos alunos com base em cardápio específico, preparado pelas nutricionistas.

Todo esse trabalho leva em conta o valor nutricional dos alimentos, garantindo dessa forma os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças, além de garantir seu bem-estar durante o período em que permanecem na escola.

Semanalmente, os produtos estocáveis, hortifrutigranjeiros e as carnes são organizados e distribuídos para cada unidade escolar dos distritos e zona rural (seguindo à risca o cardápio da semana). As quantidades entregues às instituições foram determinadas a partir dos relatórios feitos pelos diretores e merendeiras, que têm como base a quantidade de alunos matriculados nas escolas e a realidade de cada localidade de nossa cidade. (ASCOM-Assessoria de Comunicação)