PREFEITO DE ITACARÉ SOLICITA AO ESTADO MAIS INVESTIMENTOS PARA O TURISMO REGIONAL
  • 1.483
  • 0
  • 29/03/2019 
  • redacao

O prefeito de Itacaré e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul, Antônio de Anízio, participou na tarde desta quinta-feira, no Centro de Convenções de Ilhéus, de uma reunião extraordinária da Câmara Técnica do Turismo da Costa do Cacau com o secretário de Turismo do Estado da Bahia, Fausto de Abreu Franco, onde foi apresentado o Plano de Ações para o biênio 2019/2020.

Na oportunidade, Antônio de Anízio apresentou ao secretário estadual uma série de reivindicações a ações visando o fortalecimento do turismo regional, a exemplo da construção do Aeroporto Internacional da Costa do Cacau, pavimentação e melhorias das estradas da região além do apoio aos eventos culturais, tradicionais e esportivos para que possam atrair turistas o ano inteiro para os municípios do sul e extremo sul da Bahia.

O encontro contou com a participação dos prefeitos de Firmino Alves, Lero Cunha, também presidente da Amurc, de Ilhéus, Mário Alexandre, de Canavieiras, Almeida, e de Uruçuca, Moacyr Leite, além de secretários de diversos municípios regionais e representantes de entidades ligadas ao turismo. A presidente da Câmara Técnica de Turismo da Costa do Cacau, Cida Aguilar Lima, falou da necessidade do apoio do governo estadual nas ações de fortalecimento do turismo e da necessidade dos municípios regionais estarem cada vez mais unidos para fortalecer esse segmento.

O secretário de Turismo Fausto Franco falou dos projetos estaduais voltados para o fortalecimento do setor, a importância de divulgar a Bahia para todo o mundo, fortalecer o turismo regional e realizar um conjunto de ações que serão implementadas para atrair cada vez mais visitantes para a região. Também ouviu as reivindicações dos municípios e prometeu dar encaminhamento às solicitações feitas pela Câmara Técnica de Turismo da Costa do Cacau.

Representando a diretoria, o secretário da Câmara Técnica de Turismo da Costa do Cacau, Júlio Oliveira, também secretário de Turismo de Itacaré, apresentou o Plano de Ações para o biênio 2019/2020, que foi dividido em quatro eixos: Gestão da Câmara de Turismo, Categorização dos Municípios Integrantes da Câmara no Mapa do Turismo Brasileiro, Promoção Turística Regional e Acesso ao Mercado e Articulação e Mobilização das Demandas Municipais, onde foram apontadas ações como o Aeroporto da Costa do Cacau, sinalização turística da região, portais turísticos, centro de atendimento ao turista, calendário regional de eventos e apoio e articulação na captação de recursos para a realização de eventos.

Além de solicitar mais investimentos para o turismo regional, o prefeito Antônio de Anízio também destacou a importância de Itacaré como destino turístico completo, mas que precisa de mais apoio e investimento por parte do governo estadual. Aproveitando a oportunidade ele solicitou o apoio da Secretaria de Turismo para eventos que já fazem arte do calendário turístico da cidade, a exemplo do Festival Gastronômico, Festival de Forró, Carnaval, Micareta de Taboquinhas, Réveillon, além de eventos esportivos nacionais e internacionais.

Ainda durante o encontro o prefeito de Itacaré e o secretário estadual de Turismo se reuniram com o presidente da Federação Baiana de Surf, Marcelo Barros, e o presidente da Associação de Surf de Itacaré, Alisson Reis, para solicitar o apoio para os eventos que já se consolidaram no calendários esportivo e turístico da cidade, a exemplo da etapa do Neutrox Brasileiro de Surf e do Campeonato Mundial de Surf Masculino e Feminino, que acontecerá em outubro. Os representantes das associações fizeram questão de colocar que o Mundial de Surf é um dos maiores eventos internacionais do Nordeste, mas que precisa contar com o apoio do Governo do Estado para continuar colocando a Bahia como uma referência no esporte.

Prefeitura Municipal de Itacaré

Secretaria de Comunicação