SEMINÁRIO DO PROJETO CACAU 500 SERÁ DIAS 20 E 21 EM TABOQUINHAS
  • 1.913
  • 0
  • 17/06/2019 
  • redacao

Itacaré vai sediar o Seminário do Projeto Cacau 500 – Manejo do Cacau de Alta Produtividade, nos dias 20 e 21 de junho, quita e sexta-feira, no Clube Social de Taboquinhas. O evento é destinado a produtores rurais e técnicos do município de Itacaré e adjacências. A realização é da Prefeitura de Itacaé, através das secretarias de Agricultura e Pesca e Desenvolvimento Social, Sindicato de Alimentação e Hotelaria, Sindicato de Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ceplac e Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento.

O objetivo do seminário, segundo informaram os organizadores, é  aumentar a produção de cacau na Bahia para que a lavoura possa ter mais competitividade e sustentabilidade, elevando a renda dos produtores e dos integrantes da cadeia produtiva, proporcionando mais qualidade de vida à população. Conseguir esse objetivo requer o uso pelos produtores rurais, de técnicas de Produção de Cacau de Alta Produtividade que o Ministério da Agricultura e Abastecimento, através da Ceplac, vem disponibilizando, nas suas propriedades, para que tenham sucesso, aumentando a produtividade em níveis acima de 100 arrobas/ha (por mil plantas), desde quando se pratique uma gestão competente, realizando as práticas com eficácia, seguindo o calendário agrícola.

O Projeto Cacau de Alta Produtividade vem alcançando sucesso, com a implantação em mais de 100 fazendas de cacau. Em Itacaré a Ceplac implantará o Projeto, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura. Esse Seminário é o marco inicial e constará da capacitação dos produtores e técnicos. A metodologia adotada é a de assistência técnica coletiva, com formação de grupos de produtores, para implantação de projetos de validação da tecnologia de alta produtividade, com monitoramento e avaliação das atividades.

De acordo com a programação, o evento começa no dia 20, com as inscrições das 8h30min às 9h30min. Em seguida acontecerá a abertura oficial contando com a presença do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio. Logo depois será a vez da palestra com o tema “Tecnologia do manejo de alta produtividade do cacaueiro”, proferida por Ivan Costa e Sousa. Na parte da tarde, às  15 horas, acontecerá a palestra sobre “Opção do Uso de Clones”, tendo como palestrante. Milton José da Conceição. E das 15h30min às 17 horas haverá a palestra com o tema “Tecnologia do manejo do Cacaueiro para Alta Produtividade: práticas de poda, desbrota, adubação modular e polinização manual”, proferida por Rosenilton Klecius Pereira Araújo. Na sexta-feira, dia 21, as atividades começam às 8 horas da manhã, com a visita de demonstração prática a Fazenda Santa Cruz, de Milton José da Conceição. Logo depois, na parte da tarde, acontecerá a avaliação e encerramento.