SAÚDE EM ITACARÉ REALIZOU O “JULHO AMARELO” CONTRA HEPATITES VIRAIS
  • 2.340
  • 0
  • 04/08/2019 
  • redacao

Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante todo o mês o programa Julho Amarelo, com o objetivo de intensificar a prevenção e o controle das hepatites virais no município. Como parte das ações, durante todo o mês foi intensificada a realização de testes rápidos e palestra educativas em todas as unidades de saúde de Itacaré.                       

 Além do testes rápidos e do trabalho de conscientização sobre a prevenção, os pacientes  identificados com exames reagentes foram encaminhados para o centro de referência em ilhéus. O secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, destacou que é importante lembrar que a vacina, que é a principal forma de prevenção, vem sendo disponibilizada durante todos os dias nas salas de vacinação do município.

A Campanha Julho Amarelo faz referência ao 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Este ano, por meio da Lei 13.802, foi instituído julho como mês para chamar atenção da luta contra às hepatites virais, reforçando as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo

Segundo o Ministério da Saúde, milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus das hepatites B e C e não sabem, correndo o risco de evoluírem para a doença crônica, cujas consequências mais graves são a ocorrência de cirrose ou câncer hepático. O Brasil registrou 40.198 casos novos de hepatites virais. O Boletim Epidemiológico 2018 informa que os casos da doença são maiores em homens de 20 a 39 anos. (SECOM-Secretaria de Comunicação/Prefeitura da Itacaré)