ITACARÉ: FESTIVAL VAI REUNIR 10 CHEFES RENOMADOS DA GASTRONOMIA BRASILEIRA
  • 1.409
  • 0
  • 01/12/2014 
  • redacao

CHEFES

Durante os dez dias de festival, os moradores e visitantes poderão participar de uma ampla programação com aulas-shows, roda de conversa, oficinas, Corrida de Garçons e visitas técnica às fazendas de plantio de cacau da região.

Entre os dias 11 a 21 de dezembro, a cidade de Itacaré irá respirar gastronomia. Neste período, acontecerá o I Festival Gastronômico Sabores de Itacaré e conta com a presença de nove consagrados chefs da gastronomia nacional. A estação mais agitada da região será recebida com pratos apresentados pelos 36 restaurantes participantes do Festival.

O Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré” é uma realização da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Escola de Culinária Rosa Gonçalves, que está à frente da curadoria do evento, e tem o apoio da Abrasel e Senac. O evento é patrocinado pela Secretaria de Turismo da Bahia e Sebrae.

Defensora da valorização da gastronomia com a valorização dos produtos regionais, a chef Rosa Gonçalves atrai o público por onde passa. A especialista já atuou em diversos eventos gastronômicos como o Festival da Gastronomia de Valença, o 13º Festival da Tainha de Barra Grande – Maraú, Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia. O seu grande diferencial são aulas de capacitação que apresenta nos eventos.

A primeira aula-show será apresentada pelo chef João Telles, com o tema “Saúde Brasil – Uma comida criativa e saborosa com ingredientes naturais”, no dia 12-12, sexta-feira, às 16h30min. Um dos chefs pioneiros na Bahia a valorizar o uso dos produtos da agricultura familiar, João Teles comanda há 25 anos o conceituado e premiado Restaurante Saúde Brasil, que se destaca na utilização de produtos naturais e orgânicos.

No mesmo dia, às 18 horas, os chef’s Clodomiro Tavares e Osmane Silva ministram a aula-show “Um banquete festivo com os sabores, cores e perfumes de Itacaré”. Com vasta experiência em restaurantes e hotéis de grande porte, com o Hotel Blue Tree e Hotel Lakeside, ambos em Brasília, Osmane Silva já cozinhou para grandes personalidades brasileiras e internacionais, e é proprietário do famoso Restaurante Agenda 21, em Tocantins.

Já o chef Clodomiro Tavares é formado em Cozinha Internacional pelo Hotel Escola Senac, e é especialista em Gestão Hoteleira. Durante oito anos, ele foi o chef executivo da Rede Catussaba Hotéis ”” Resorts. Juntos vão apresentar suas experiências e seus conhecimentos para o público participante.

No dia seguinte, 13””12, será a vez da chef Adriana Matos, que conduzirá uma aula-show com tema “Os Sabores da Bahia”, a partir das 16 horas. A chef é especialista em Gastronomia Oriental e Gestão em Hotelaria pela Escola de Hotelaria do Porto, em Portugal. Com uma ampla experiência em outros países, Adriana Matos já atuou como chefe e sub-chefe de cozinha em vários restaurantes internacionais, com destaque para o Hotel Pestana Alvor Praia – Algarve”” Portugal, o Hotel Mélia Braga – Braga”” Portugal, e nos Restaurantes Solo e Nico – culinária japonesa, Dom Migaitas e Tábua Temperos.

As merendeiras das escolas de Itacaré também estão na programação do Festival. No dia 13””12, a chef Maria Darckneider irá realizar uma oficina gastronômica com o tema “Alimentação Saudável e Criativa na Merenda Escolar”. Especialista em comida natural, a chef Maria Darckneider ministra cursos de alimentação natural e saudável e atende buffets.

Na tarde de sábado, será a vez do chef italiano Don Fabrizio Abbate ministrar aula-show “Cozinha sem Passaporte”, às 18h, na Passarela da Vila. A cozinha do chef Don Fabrizio tem raízes mediterrâneas, que mistura e sintetiza os perfumes e sabores dos produtos tropicais. No Brasil desde 1991, residindo primeiro no Pará, vindo depois para a Bahia, fixou sua residência em Arraial d’Ajuda, onde montou o conceituado Restaurante Don Fabrizio.

Na semana seguinte, no dia 18-12, quinta-feira, a instrutora Marly Katarina apresentará duas oficinas gastronômicas na Escola Municipal às 15h, para adultos, e às 17h30min, para o público infantil.

A segunda roda de conversa será na tarde de sexta-feira, 19-12, às 15h, na Passarela da Vila. Os convidados serão Jamilton Rodrigues, professor de Gastronomia das Faculdades UNIRB e Josenice Guimarães, coordenadora do Curso de Gastronomia da UCSAL. No mesmo dia, às 17h, a dupla de chefs ministrará a aula-show “Os produtos de Itacaré e a Gastronomia Contemporânea.

E para fechar o ciclo de aulas com sucesso, no dia 20-12, sábado, a chef Rosa Gonçalves apresentará a aula-show “Comida com Sabor de Lembrança”, às 16h, na Passarela da Vila. Para encerrar, às 18h, o paulistano chef Paulinho Martins ministrará a aula-show “Os sabores da Costa do Cacau na Mesa em Itacaré”. O chef Paulinho Martins um é um incentivador da gastronomia brasileira e já trabalhou em restaurantes nacionais e internacionais como o Restaurante Amado, em Salvador, e o Restaurante Guernica, em Portugal.

ASSECOM (Assessoria de comunicação)