FESTIVAL DE GASTRONOMIA MOVIMENTA ITACARÉ NOS DIAS 11 E 12 DE DEZEMBRO
  • 3.779
  • 0
  • 23/11/2014 
  • redacao
A cidade de Itacaré receberá nove renomados chefs de cozinha que irão apresentar aulas-show, rodas de conversas e oficinas gastronômicas aberta ao público

A cidade de Itacaré receberá nove renomados chefs de cozinha que irão apresentar aulas-show, rodas de conversas e oficinas gastronômicas aberta ao público

 

Da barraca de praia à creperia. Os estabelecimentos mais charmosos da cidade de Itacaré se preparam para receber o I Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré”, que acontece entre os dias 11 a 21 de dezembro. Os proprietários se organizam para apresentar as delícias da culinária e mostrar o que Itacaré tem de melhor quando o assunto é gastronomia, pois o destino já que o destino é famoso pelas belezas naturais.

Na sua primeira edição, o Festival Gastronômico reúne 36 estabelecimentos, dentre eles: bares, restaurantes, pizzaria, doceria, barracas de praia, creperia, lanchonete, panificadora, burgeria, sorveteria e cafeterias. O Festival Gastronômico classificará quatro categorias – prato principal, petisco, lanche e sobremesa. Durante os dez dias, o público poderá degustar os pratos inscritos a preços promocionais.

Com o tema “Riquezas do Mar e da Terra”, as receitas dos pratos apresentados devem ter como ingredientes principais os produtos tradicionais da região cacaueira cultivados pela agricultura familiar. O objetivo do evento é firmar uma identidade gastronômica através da culinária sustentável e da valorização dos produtos locais e regionais.

A cidade de Itacaré receberá nove renomados chefs de cozinha que irão apresentar aulas-show, rodas de conversas e oficinas gastronômicas aberta ao público. Entre eles, estão Rosa Gonçalves (chef curadora do Festival), Paulinho Martins, Clodomiro Tavares, Osmane Silva, Don Fabrizio Abbate, João Telles, Maria Darckneider, Jamilton Rodrigues e Josenice Guimarães. Na programação do festival haverá uma visita técnica a uma fazenda na Zona Rural de Itacaré e a Corrida dos Garçons.

A cultura e a música também terão espaço garantido no Festival. Manifestações culturais como Capoeira, “Bicho Caçador, “Volta da Jibóia”, samba-reggae, bandas locais e regionais se apresentarão no palco que será montado na praça da Mangueira, na rua da Pituba – avenida mais movimentada da cidade.

Segundo o prefeito de Itacaré, Jarbas Barros, o Festival Gastronômico se trata de um grande evento, pois a partir dele os visitantes que ainda não tiveram chance de conhecer os sabores de Itacaré terão uma oportunidade de usufruir a culinária local, que é extremamente saborosa. “O evento torna Itacaré um destino turístico completo com atrativos naturais, culturais, e também gastronômicos”, afirma o prefeito.

O I Festival Sabores de Itacaré é uma realização da prefeitura de Itacaré, através da secretaria municipal de Turismo, em parceria com a escola de culinária Rosa Gonçalves, e conta com o apoio da Abrasel e Senac. O evento é patrocinado pela secretaria de Turismo da Bahia e Sebrae. (Fonte: ASCOM)