UBAITABA: TESTE RÁPIDO PARA COVID-19 NÃO ESTÁ SENDO REALIZADO NO MUNICÍPIO
  • 1.416
  • 0
  • 11/07/2020 
  • redacao

 

A população está cobrando a Secretaria de Saúde  os testes rápidos

A prefeitura de Ubaitaba, através da Secretaria e Saúde, não está realizando  a aplicação de testes rápidos. De acordo com informação  de uma moradora  que aguarda há  12 dias com sintomas da doença  para fazer o  teste, teve como resposta, que está dependendo do governo do estado enviar.

E  segundo uma funcionaria da Saúde,  os testes  PCr (lacen)  só serão destinados para, gestante, idoso e cardiopata. Ainda segundo a moradora, ela foi informada por uma funcionária da Secretaria, que o Ministério Publico tinha proibido a realização de testes rápidos na população.

O municípios pode até  está  fazendo o trabalho de base, mas a falta de testes e resultados dificulta a ação, muitas vezes um paciente pode ter Covid, mas não foi diagnosticado, então a família não é alvo das medidas de isolamento.  Sem o resultado, não há toda a precaução que poderia haver no caso de ocorrências confirmadas

O teste rápido funciona com uma gota de sangue do paciente, que após misturada a um reagente, em 10 minutos mostra o resultado, que pode ser: negativo; positivo para IgM (anticorpo imunoglobulina M) que significa que o paciente está na fase aguda da doença, com possibilidade de transmissão; e positivo para IgG (anticorpo imunoglobulina G) que significa que o paciente já teve a doença e está imune.

A população tem cobrado da   explicação da prefeita  na emissora local sobre a falta de testes e outras informações sobre à pandemia na cidade. (jornaltribundaregiao.com.br)