ITACARÉ INICIA A ÚLTIMA ETAPA DA VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA
  • 1.078
  • 0
  • 15/06/2021 
  • redacao

 

A Prefeitura de Itacaré já iniciou a terceira e última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, que vai até o dia 09 de julho, nos ais diversos postos de vacinação do município. Nessa etapa estão sendo imunizados integrantes das forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, para se vacinar, os integrantes de grupos prioritários devem ir até uma unidade mais próxima levando a caderneta de vacinação e um documento com foto, para que os profissionais localizem o cadastro no sistema de informação. A população que ainda não estiver pré-cadastrada no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) ou em uma unidade de saúde do SUS pode apresentar, além do documento de identificação, qualquer documento que comprove pertencer aos grupos de risco da campanha.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, ressaltou a importância da imunização para evitar a transmissão da gripe e diminuir o risco de internações e mortes pela doença. Ele alerta que com a pandemia de Covid-19, quanto mais pessoas estiverem protegidas das complicações causadas pela gripe, menos sobrecarga para o sistema de saúde. O prefeito também destaca que o objetivo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é proteger os grupos mais vulneráveis e evitar as complicações e óbitos pela doença.

Conforme a orientação do Ministério da Saúde, com as campanhas de vacinação de influenza e de Covid-19 acontecendo ao mesmo tempo a recomendação aos estados e municípios é que a vacinação contra a Covid-19 seja priorizada, mas que seja feito o agendamento da administração da vacina da gripe com um intervalo mínimo de 14 dias depois da vacina covid-19. Portanto, para quem faz parte do grupo prioritário nas duas campanhas, deve ser priorizada a vacinação contra o coronavírus e agendada a vacina influenza, respeitando o intervalo. (Fonte: SECOM-Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Itacare)