UBAITABA: ISAQUIAS QUEIROZ MERECE HOMENAGEM COM ESTÁTUA NA ENTRADA DA CIDADE (–Por José Américo Castro-(*)
  • 2.312
  • 0
  • 07/08/2021 
  • redacao

 

 

O canoísta Isaquias Queiroz, maior medalhista olímpico em uma edição de Jogos Olímpicos, poderá ter a sua imagem eternizada em uma estátua na cidade de Ubaitaba, onde nasceu. A proposta da homenagem foi apresentada na noite dessa quarta-feira, 10, no Rotary Club de Ubaitaba, pelo presidente da entidade, jornalista Humberto Hugo de Almeida que é um dos precursores da canoagem na localidade banhada pelo Rio de Contas. A elaboração e construção do monumento ficará a cargo do concepcionador plástico Renart. O artista, residente em Itabuna, acolheu a ideia com muito entusiasmo. O modelo da peça será o gesto de Isaquias ao conquistar uma das provas olímpicas.

Isaquias será o primeiro atleta homenageado com uma estátua Ubaitaba. A cidade tem revelado outros grandes canoístas e presenteou o Brasil com a genialidade poética do cantor e compositor Fernando Lona. Ícone do esporte local , o medalhista olímpico tornou-se motivo de honra para seus conterrâneos e compatriotas, contribuindo para que Ubaitaba se consolidasse como o berço da canoagem brasileira.

“A estátua na entrada da cidade , à margem da movimentada BR-101, lembrará a todos que por ali passarem os feitos do grande Isaquias Queiroz”, ressaltou Humberto Hugo. O jornalista lembra que na última disputa olímpica em 2016, no Rio de Janeiro, Isaquias conquistou duas medalhas de prata pelo C1 1.000m e C2 1.000m, e um bronze ao disputar o C1 200m.” Esperamos que nas Olimpíadas de Tóquio, no ano que vem, ele consiga fazer bonito novamente”, acrescentou Humberto Hugo.

(*)(José Américo da Matta Castro-Jornalista com passagem pelo Jornal a Tarde/Jornal tribuna da Região e Assessoria na Câmara de Vereadores de Ipiaú e o Portal -Giro Ipiaú)