AUGUSTO CASTRO E AS ELEIÇÕES DE 2022 -(Coluna Wense (*)
  • 3.429
  • 0
  • 20/04/2022 
  • redacao

 

Das cinco candidaturas das eleições de 2022 – presidente, governador, senador, deputado federal e estadual -, ainda não se sabe em quem o prefeito de Itabuna vai votar na disputa pela presidência da República.

Para o Palácio de Ondina, Jerônimo Rodrigues (PT). O Senado com Otto Alencar, que busca à reeleição pelo PSD, mesma legenda do alcaide. Paulo Magalhães, também do PSD, para o Parlamento federal e, por último, José Alberto, que já deixou o cargo de secretário municipal de Gestão para se candidatar à Assembleia Legislativa do Estado.

E para o Palácio do Planalto ? Nenhuma sinalização do chefe do centro administrativo Firmino Alves. Nesse momento de um empréstimo de 30 milhões de dólares não é aconselhável tomar uma posição sobre o pleito presidencial.

Augusto Castro sempre foi ligado ao PSDB. Pela legenda se elegeu duas vezes deputado estadual. Hoje é do PSD, sigla que tem Gilberto Kassab como presidente nacional. O ex-prefeito de São Paulo se encontra titubeante em relação à sucessão de Bolsonaro. Até que tentou ser vice de Lula, mas não obteve sucesso na sua empreitada.

Augusto deve votar no petista-mor, não por vontade própria, mas a pedido de Otto Alencar, que lhe estendeu a mão quando Augusto deixou o tucanato e rompeu com ACM Neto, então alcaide de Salvador.

Dos já declarados prefeituráveis na sucessão de 2024, portanto adversários de Augusto Castro, que vai tentar quebrar o tabu do segundo mandato consecutivo, já que nenhum gestor conseguiu se reeleger, todos são netistas : o médico Isaac Nery (Republicanos), o vice-prefeito Enderson Guinho (União Brasil) e o ex-prefeito Capitão Azevedo, que recentemente se filiou ao PDT.

Os cinco votos do prefeito Augusto Castro já estão direcionados, salvo algum acidente de percurso.

 (*) -Marco Wense é colunista político/Itabuna