PUTIN ORDENA ATAQUE À UCRÂNIA, QUE DENUNCIA INVASÃO AO PAÍS
  • 894
  • 0
  • 24/02/2022 
  • redacao

 

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou na manhã desta quinta-feira em Moscou uma operação militar contra o Ucrânia, afirmando que não quer a “ocupação” do país, mas sua “desmilitarização”. Segundo o chanceler ucraniano, Putin iniciou uma “invasão em grande escala” contra o país. — Tomei a decisão por uma operação miitar — anunciou Putin em uma inesperada mensagem pela TV, denunciando um suposto genocício orquestrado pela Ucrânia contra a população de origem russa no Leste do país. Pouco depois do anúncio, surgiram relatos de ataques a várias cidades ucranianas, incluindo a capital, Kiev, que amanheceram ao som de sirenes de alerta. Informações não oficiais, que teriam partido do governo da Ucrânia, dão conta de que já haveria 7 pessoas mortas pelos ataques russos. Militares ucranianos também divulgaram terem abatido cinco aviões e um helicóptero russos na região de Luhansk, o que não foi confirmado pela Rússia.

 Putin ameaçou: “Agora, algumas palavras importantes, muito importantes para aqueles que podem ser tentados a intervir de fora em eventos em andamento”, disse Putin. “Quem quer que tente interferir conosco, e ainda mais para criar ameaças ao nosso país, ao nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e o levará a consequências como você nunca experimentou em sua história. Estamos prontos para qualquer desenvolvimento de eventos. Todas as decisões necessárias a esse respeito foram tomadas. Espero ser ouvido.”

Milhares de moradores de Kiev começaram a deixar a capital da Ucrânia nas primeiras horas desta quinta-feira (24), após a Rússia iniciar a invasão a várias partes do país. A cidade começa a viver um caos. O trânsito está congestionado na cidade, especialmente nos corredores de acesso às saídas da capital. Há filas nos postos de combustíveis e vários deles já não têm mais gasolina para vender. ATUALIZAÇÕES: 1) Ucrânia diz que 50 russos foram mortos. Seis aviões teriam sido destruídos no leste do país. 2) Presidente da Ucrânia diz que país “não vai entregar sua liberdade” – Volodymyr Zelensky diz que está distribuindo armas para que todos possam se defender do ataque russo. 3) Biden e aliados condenam a invasão e anunciam resposta imediata.

Líder americano garantiu que a Rússia sofrerá pelo ataque “injustificado”. 4) Jogadores brasileiros pedem ajuda às autoridades para retornarem ao país. Atletas que atuam no Shakhtar Donetsk e no Dínamo de Kiev publicaram um vídeo em suas redes sociais pedindo ajuda ao Governo brasileiro para deixarem o país após o anúncio da invasão das tropas militares russas, no início da madrugada de hoje (24). 5) “O ataque a um será o ataque a todos”, disse o secretário-geral da Otan Jeans Stoltenberg.