ITACARÉ DISCUTE PARCERIA COM O ESTADO PARA AMPLIAR POLÍTICAS PARA MULHERES
  • 2.280
  • 0
  • 31/03/2022 
  • redacao

 

Representantes da Secretaria de Esportes, Mulher e Juventude de Itacaré e da diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres se reuniram com a coordenadora de Enfrentamento à Violência da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, Lanai Santana, coordenadora do Programa Respeita as Minas, para discutir sobre a parceria visando o desenvolvimento de projetos no município. Na lista de ações que serão desenvolvidas em conjunto está a capacitação para a rede de apoio às mulheres para o combate à violência em Itacaré.

A ação envolverá equipes da secretaria de Desenvolvimento Social, Cras, Creas e Diretoria de Política Públicas para as mulheres, que farão um diagnóstico da violência e as medidas que deverão ser adotadas para o enfrentamento desse problema no município. Também está prevista a capacitação para os professores das redes municipal e estadual de ensino para orientar as estudantes sobre como agir e evitar os casos de violência contra a mulher.

Outra parceria importante será trazer para Itacaré a Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres, um projeto que tem o intuito de conscientizar as mulheres sobre os tipos de agressão, prestar apoio e atender as vítimas de violência em situação de vulnerabilidade social, além de sensibilizar a comunidade para construir uma nova cultura de equidade de gênero. A unidade vai contar com uma equipe formada por advogadas, psicólogas e outras especialistas que estarão orientando as mulheres sobre como combater a violência.

A diretora de Políticas Públicas para as Mulheres de Itacaré, Liane Reis, falou sobre a importância dessa unidade móvel, que é destinada pelo projeto para as áreas mais afastadas no Estado da Bahia, garantindo todo esse amparo e assistência às mulheres. O projeto tem por objetivo fortalecer as redes locais de enfrentamento à violência, ampliar os serviços públicos e atender as mulheres rurais, marisqueiras, indígenas e quilombolas em situação de violência.. Fonte; SECOM-Secretaria de Comuicação/Prefeitura de Itacaré)