SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MARAÚ PROMOVE FORMAÇÃO CONTINUADA AOS PROFESSORES
  • 1.828
  • 0
  • 30/08/2022 
  • redacao

 

 

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Maraú, iniciou um trabalho de Formação Continuada de Professores nas Unidades Escolares neste segundo semestre, pois, entende que esta ação é de extrema importância promover o engajamento dos professores em processos de recomposição da aprendizagem através do aprimoramento das suas práticas pedagógicas. Buscando sempre estar atualizados sobre as novas tendências educacionais, tendo como prioridade ações pedagógicas que fomentem a qualidade do ensino.

A proposta dos Encontros Formativos surgiu a partir da necessidade de reflexão a partir das Avaliações Diagnósticas Formativas Externas e das Avaliações Diagnósticas Internas (Mapas dos Níveis de Escrita e Sondagens dos professores). A iniciativa tem como uma das principais estratégias, a escuta de professores e equipe diretiva para que juntos possam desenvolver estratégias didático-metodológicas com ações interventivas que auxiliarão os estudantes no processo de alfabetização, letramento, compreensão, interpretação, desenvolvimento da escrita e da oralidade, bem como a resolução de problemas e as quatro operações matemáticas.

Como objetivo de escutar, refletir e contribuir com o desenvolvimento profissional docente e o aperfeiçoamento das práticas educativas para promover a recomposição e progressão das aprendizagens dos nossos estudantes no contexto da Pandemia da Covid-19.

Esta ação, que iniciou-se no final do mês de julho deste ano, tem sido realizada pela Equipe Pedagógica, composta pelo Diretor Pedagógico Manoel dos Santos, o Coordenador da Educação Infantil, Antônio Cajaíba Júnior, a Coordenadora dos Anos Iniciais, Carla Bittencourt, a Coordenadora dos Anos Finais, Jamille Santos, o Coordenador da Educação de Jovens e Adultos, Luís Carlos Alves, a Diretora da Educação Inclusiva, Tânia Maria Pereira e a Coordenadora da Educação Inclusiva Suylam Ramos, em parceria com os(as) Gestores(as) escolares, Coordenadores Pedagógicos(as) e os(as) Professores(as).

A comunidade escolar tem dado o feedback positivo sobre esta estratégia formativa, pois a comunicação torna-se mais direta e eficaz. Considerando que os aprendizados mais importantes ao final desse Encontro Formativo tem sido a reflexão sobre estratégias para melhorar o aprendizado doas estudantes, a união de todos no processo de recomposição de aprendizagem com a adoção dos (re)agrupamentos interativos dos estudantes por níveis/habilidades, além do trabalho colaborativo, interdisciplinar, um olhar sensível dos professores e, consequentemente, a busca de novos conhecimentos que um professor enquanto pesquisador necessita desenvolver para desenvolver-se profissionalmente.

Prefeitura Municipal de Maraú
GOVERNO – O PROGRESSO CONTINUA