AURELINO LEAL COMEMORA 61 ANOS DE CIDADANIA COM SHOWS MUSICAIS
  • 1.377
  • 0
  • 13/12/2022 
  • redacao

Nesta quinta feira (15 de dezembro de 2022), o município de Aurelino Leal completa 61 anos de Emancipação politico-administrativa e para comemorar a data, a Prefeitura Municipal elaborou uma vasta programação que envolve shows musicas com grandes atrações e apresentações culturais. As comemorações terão  início nesta quarta-feira (14), com show de abertura  às 20 horas com o cantor Luciano Moreno. Às  22 horas se apresentará  na Praça Walter Bomfim  a Banda  Red Lion. Já às 12 horas,   o show de  Xanddy Harmonia  faz sua grande apresentação. E as 02 horas da madrugada  é a vez do  cantor Allison Souza encerrar as apresentações..

No dia 15, dia do aniversário da cidade, haverá alvorada às 5 horas da manhã e missa solene em ação de graça e a tarde, momento cultural. Já a noite, acontecerá shows do cantor Binho Alves, Kevy Jonny e Banda Mandraks

Histórico:

Criado através da Lei 1.570, de 15 de dezembro de 1961, o município de Aurelino Leal possui uma área territorial de aproximadamente 438 Km2 e uma população de aproximadamente 13.130 habitantes de acordo com o último censo. A principio, a localidade que pertenceu à Capitania de Ilhéus, recebeu a denominação de São Miguel. Depois seu território foi anexado ao município de Barra do Rio das Contas (atual Itacaré). Experimentou crescimento a partir da década de 1930.  Com a chegada da Estrada de Ferro em l940 sofreu modificação na sua denominação. Passou a ser chamado de Arraial de Itaipava. Três anos depois recebeu o nome de Poiri, transformando em distrito de Itacaré.

Limites – Distante 366,3 Km de Salvador (por via rodoviária), e 179    Km em linha reta. O município de Aurelino Leal é cortado pelo Rio Das contas e possui dois distritos: Laje do Banco e Poço Central e limita-se com os municípios de Ubaitaba, Gongogi, Itacaré, Ilhéus, Itapitanga, Dário Meira; Uruçuca e Barra do Rocha.

Pioneiros- Os fundadores do município de Aurelino Leal foram: Ramiro Teixeira, Pedro Elias, Leonel Neves de Melo, Nelson Alonso Fernandes, Manoel Ribeiro Salomão, Américo Amorim e Eduardo Magalhães Menezes. O primeiro prefeito foi Antonio Freitas do Nascimento e a primeira Câmara de Vereadores foi constituída dos seguintes vereadores: Valmir Mendes Souza, Josias José do Nascimento, Jorge Calheira dos Santos, Valdomiro de Almeida, Manoel Vieira Filho, Reinaldo Almeida, Graciliano Alves Leal, Almir Araujo e Manoel Ribeiro Salomão.

Ao longo da sua história de autonomia político-administrativa, Aurelino Leal teve 13 gestões, sendo prefeitos: Antonio Freitas do   Nascimentos,  Walter Bonfim Lago, Almir Araujo,  Dalila Araujo Vasconcelos, Humberto Vieira Barbosa,, Dalila Vasconcelos, Ubirajara Muniz da Silva, Dalila Araujo Vasconcelos, Gilberto Ramos de Andrade, Wilson  Rodrigues Figueiredo,, Gilberto Ramos  de Andrade, Domingos  Marques, Elizângela Ramos de Andrade Garcia (dois mandatos) e  atualmente o município é governado pelo jovem Rodrigo Calazans de Andrade .  Outros nomes ocuparam o cargo interinamente (Fonte: jornaltribunadareiao.com.br)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 15 de dezembro de 1961, foi criado o município através da Lei 1.570. Aurelino Leal foi um jornalista e político brasileiro, tendo exercido o cargo de deputado federal pela Bahia e governado o Rio de Janeiro em 1923.