INDÍGENA PATAXÓ É BALEADO NAS COSTA EM PORTO SEGURO
  • 693
  • 0
  • 01/06/2023 
  • redacao
Um indígena da etnia pataxó foi atingido por uma bala nas costas, na terça-feira (30), em uma propriedade rural ocupada em Barra Velha, na cidade de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. Até o momento, ninguém foi preso. As informações são do g1.
Segundo a Polícia Militar, indígenas relataram que um grupo de homens chegou no local atirando contra eles. Um outro indígena desapareceu, mas foi encontrado na noite desta quarta-feira (31), escondido em uma região de mata.
O caso, que foi registrado nas polícias Civil e Federal, aconteceu um dia depois que os Pataxó chegaram no local, nesta segunda-feira (29). O caso ocorreu na mesma noite em que o projetu de de lei do chamado marco temporal das terras indígenas foi votado na Câmara dos Deputados.
Integrantes da coordenação do Movimento Indígena da Bahia enviaram uma carta para pedir ajuda ao ministro da Justiça, Flávio Dino. Eles pedem que a Polícia Federal assuma as investigações de conflitos na região, além de uma audiência com o ministro, para discutir a segurança do território junto com uma comitiva de lideranças indígenas.