ITACARÉ: SÃO JOÃO COMEÇOU COM TUDO NO PORTO DE TRÁS E MARIMBONDO, COMUNIDADE TRADICIONAIS QUILOMBOLAS
  • 1.047
  • 0
  • 25/06/2023 
  • redacao

Marcada pela alegria, força e tradição dos moradores do bairros, a noite de ontem foi linda. E hoje tem muito mais música, dança, comidas e bebidas típicas e quadrilhas, que não podem faltar, é claro, os festejos no Porto de Trás e Marimbondo seguem até o domingo (25).

Os quilombos urbanos de Itacaré estão comemorando o São João dos Bairros, desde ontem sexta-feira (23), e seguem até amanhã, domingo (25). A organização São dos moradores dos bairros e contam com o apoio da Prefeitura de Itacaré.

As festas promovidas pelos moradores dessas duas comunidades têm a marca e a força da população negra itacareense, que ficam evidentes na forma de dançar, de sorrir e dos movimentos e performances realizados durante os festejos juninos.

Segundo a organização, cada ano que passa fica mais forte a tradição nos dois bairros, marcando a presença forte dos pioneiros de Itacaré. O quilombo urbano Porto de Trás é uma comunidade já reconhecida e certificada pela Fundação Palmares, já o quilombo urbano Marimbondo, está em busca dessa certificação.