LULA BRINCA SOBRE ALIVIAR TOSSE COM ÁGUA “QUE PASSARINHO NÃO BEBE”
  • 773
  • 0
  • 04/07/2023 
  • redacao

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falava sobre a importância da diplomacia para as relações econômicas quando tomou gole d’água para aplacar desconforto na garganta. Retomou a fala e voltou a interrompê-la para tossir. “Beba mais água, meu presidente”, aconselhou uma mulher que assistia ao discurso, nesta segunda-feira (3), em Ilhéus, no sul da Bahia, que recebeu evento da Bamin.

O petista ouviu e, em tom jocoso, retrucou. “Antigamente, quando eu era mais novo e começava a tossir, [senador Jaques] Wagner, eu tomava uma coisinha que passarinho não bebe, e a minha garganta ficava boa. Agora me ensinaram a beber água, e água não para minha tosse. Lamentavelmente, agora, eu sou um cara que bebo só água, pelo menos, na frente de vocês”. A brincadeira arrancou gargalhadas

Apesar do momento de descontração, o presidente costuma falar sério sobre os cuidados que adota para conservar a saúde das cordas vocais. “Eu preciso da minha voz para governar esse País”, disse Lula, após a cirurgia na garganta pela qual passou antes de assumir o terceiro mandato, em dezembro de 2022. Além disso, é sabido que o consumo de bebida alcoólica não tem efeito terapêutico no tratamento de tosse ou desconforto na garganta.