JORNALISTAS DE VEÍCULOS NACIONAIS CONHECEM ATRAÇÕES DE ITACARÉ
  • 1.528
  • 0
  • 25/07/2023 
  • redacao

Repórteres fazem “intensivão” no paraíso

Atrações turísticas de Itacaré figuraram no roteiro da visita de jornalistas ao município litorâneo do sul da Bahia. A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura recebeu os profissionais a pedido dos organizadores do 30º Chocolat Festival, promovido pela MVU, em Ilhéus, no último final de semana. O passeio reuniu repórteres da Folha de S. Paulo, Viagens S/A, O Povo, Correio e Band, entre outros veículos.

A imersão durou um dia. Os visitantes percorreram fazendas de cacau em Taboquinhas, onde conheceram o processo de produção de chocolate, desde o cultivo da matéria-prima na cabruca até o produto final, hoje exportado para diversos países. Servidores da Secretaria de Turismo, Erasmo Carlos e Maria Bernadete, guiaram a trip da imprensa, que também visitou o Centro Histórico de Itacaré.

O itinerário incluiu visita ao único exemplar da arquitetura do século 18 em Itacaré, a Igreja Matriz de São Miguel, que leva o nome do padroeiro do município e foi inaugurada em 1720, quando a localidade ainda era chamada de São Miguel da Barra do Rio de Contas e fazia parte da Capitania Hereditária de Ilhéus. Outro prédio histórico visitado pelos jornalistas foi o Casarão Verde, de 1913.

Mesmo em ritmo acelerado, a apresentação de Itacaré não poderia deixar de fora suas praias e a culinária regional. A equipe almoçou no Mirantes Marina, restaurante com vista privilegiada do litoral e premiado no quadro Panela de Bairro, da Rede Bahia, com o prato Maxixada Terra e Mar.

O secretário municipal de Turismo e Cultura, Marcos Japu, avalia que Itacaré, mesmo conhecida dentro e fora do Brasil, não pode abrir mão de ocupar espaços para se manter em evidência como destino turístico. “Nossas ações de promoção e fomento do nosso turismo não cessam. Ações como esta, do Press Trip, são importantes para que a cidade se consolide, cada vez mais, como um dos destinos mais procurados da Bahia”, acrescentou.

Além de receber jornalistas e influenciadores, a Prefeitura de Itacaré investe na presença em eventos nacionais e internacionais, afirma o secretário. “Trabalhamos incansavelmente, promovendo famtours, participando de roadshows e feiras internacionais, como a WTM Latin América e a ABAV Expo 2023, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de setembro”, completou Japu.